Santa Maria, 26 Set (Inforpress) - A ilha do Sal acolheu hoje a segunda conferência no âmbito do ciclo de conferências sobre o balanço dos 50 Anos da Independência de Cabo Verde, desta feita dedicada ao desenvolvimento sustentável da economia e inclusão social.
A conferência inaugural aconteceu nesta sexta-feira, 27, na cidade da Praia, com o tema “Cinquentenário da Independência de Cabo Verde, que Balanço”.
Conforme a curadora científica, Ângela Coutinho, nesta segunda conferência, que aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o desafio foi lançado a alguns dos estudiosos da economia de Cabo Verde para dar um olhar sobre “grandes transformações, desafios e os aspectos bem-sucedidos” da economia de Cabo Verde e 50 anos de independência nacional.
“Dêmos aos nossos convidados a liberdade de discutirem o tema e depois tivemos algumas reuniões preparatórias, apelando ao nosso moderador a estimular o debate também para fazermos reflexões”, explicou.
Para a curadora, a conferência permitiu adquirir “inputs” e fazer reflexões sobre os problemas e dificuldades que foram colocados ao longo da conferência.
“O nosso moderador também foi muito desafiador para com os oradores, portanto acredito que foi bastante satisfatória esta sessão”, continuou.
A conferência contou com a participação de três oradores, que levaram ao Salão Nobre, um balanço dos 50 Anos da Independência de Cabo Verde, falando dos desafios e perspectivas.
“O professor João Estevão fez uma abordagem bastante geral sobre o desempenho de Cabo Verde, com os indicadores macroeconómicos relativamente a outros países insulares, onde demonstrou alguns dados colhidos pelos economistas”, sublinhou.
“Já Paulino Dias, na mesma linha manuária e mais específico, pegou naquelas mesmas dificuldades e explicou o desafio de lançamento de economia azul e como é que esse conceito surgiu a nível internacional (...) o professor José Luís Mascarenhas mostra esse desequilíbrio de, efectivamente, um sector que está concentrado praticamente nas duas ilhas”, frisou.
Ângela Coutinho sublinhou que o próximo tema a ser discutido será a educação, e vai acontecer no último sábado do mês de Outubro na cidade da Praia.
O ciclo de conferências/debate sobre a economia cinquentenária da independência nacional de Cabo Verde decorre até Julho do próximo ano, e vai percorrer várias ilhas do arquipélago e a diáspora cabo-verdiana.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar