Independência/50 Anos: Antigos deputados enaltecem independência e ganhos do país

Inicio | Política
Independência/50 Anos: Antigos deputados enaltecem independência e ganhos do país
05/07/25 - 06:17 pm

Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) - Os antigos deputados nacionais Hélio Sanches e Alfredo Barbosa enalteceram hoje a independência e os ganhos do país, e sinalizaram que é preciso que as autoridades trabalhem mais para melhorar o arquipélago.

Os deputados falavam em declarações à Inforpress após o acto solene da celebração dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, que aconteceu na Assembleia Nacional, na cidade da Praia.

Para Hélio Sanches, a independência é uma conquista do povo de Cabo Verde, e que é preciso reconhecer os protagonistas da independência, entre os quais a figura maior, Amílcar Cabral.

Reconheceu ainda o período da democratização, como o segundo marco "mais importante".

Após 50 anos, o antigo deputado nas listas do Movimento para a Democracia (MpD) considerou que o país deve pensar no futuro para que os cabo-verdianos possam viver com mais dignidade e incentivar os jovens para que estejam motivados a entrarem na política.

"Valeu a pena a independência e vamos continuar com esse percurso com muita força, trabalhando para as gerações futuras", frisou.

Apesar dos ganhos, apontou ainda que o país tem alguns desafios, sobretudo a nível dos transportes marítimos e aéreos, emprego digno para todos os cabo-verdianos e a luta contra a pobreza.

"Nós temos uma democracia que não está ainda consolidada, sobretudo nos tempos modernos, em que há ataques contra a democracia, em que há muito populismo", sublinhou.

Alfredo Barbosa, antigo deputado pela lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), disse que teve a oportunidade de fazer parte do exército nessa altura, em 5 de Julho de 1975, e disse sentir-se "muito orgulhoso" desse percurso de Cabo Verde até esse momento.

Disse esperar que o país tenha mais ganhos nos próximos 50 anos.

"Não estarei vivo, mas espero que os meus netos tenham um Cabo Verde ainda melhor", perspectivou. 

No dia 04 de Julho de 1975, os 56 deputados eleitos a 30 de Junho, representando os 24 círculos eleitorais do país, reuniram-se pelas 16:30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia.

Nessa sessão, além do texto da proclamação da República de Cabo Verde, foi aprovada, por unanimidade, a Lei da Organização Política do Estado (LOPE) que atribuiu a Amílcar Cabral o título de Fundador da Nacionalidade.

A Independência Nacional foi proclamada no dia 05 de Julho de 1975 pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia".

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar