Ilha do Sal: Projecto Biodiversidade promove fórum “Juventude e Ambiente” para capacitar futuros jovens embaixadores

Inicio | Ambiente
Ilha do Sal: Projecto Biodiversidade promove fórum “Juventude e Ambiente” para capacitar futuros jovens embaixadores
04/10/24 - 05:56 pm

Santa Maria, 04 Out (Inforpress) – O Projecto Biodiversidade promoveu hoje no Centro Educativo Manuel António Martins (CEMAM), em Santa Maria, o fórum “Juventude e Ambiente” visando destacar o papel da juventude como motor de inovação e transformação, sublinhando a importância da participação activa.

O evento, que reuniu adolescentes, jovens e diversos grupos comunitários visa fazer uma sensibilização para os desafios ambientais enfrentados pela ilha e promover soluções sustentáveis.

Conforme o coordenador ambiental da associação ambiental, Alcides Semedo, esta é uma das missões do Projecto Biodiversidade, que é de "continuar a formar grupos de jovens que serão porta-vozes para transmitir mensagens sobre a conservação ambiental”.

“Este fórum é o primeiro mas esperamos que venham mais para podermos consciencializar, empoderar jovens e serem eles publicadores e transmissores de mensagens positivas sobre a conservação ambiental”, sublinhou.

Para a mesma fonte, na ilha do Sal existem algumas espécies endémicas, que necessitam da “responsabilidade” de todos para “proteger e de conservar”, para que a futura geração também tenha a oportunidade de “apreciar”, essas espécies.

Quanto ao papel desses embaixadores, Alcides Semedo explicou que é no sentido de “passar a mensagem”, mas também uma forma de garantir que, no futuro, haja pessoas prontas a lutar pela conservação ambiental.

Para os jovens embaixadores Carlos Lopes e Ellen Cruz, fica o compromisso de apoiar na conservação ambiental, com acções concretas que farão diferença no meio ambiente.

Reconhecida pela sua biodiversidade “singular” e importância como destino turístico, a ilha do Sal enfrenta actualmente “grandes" desafios ambientais", como a exploração excessiva dos recursos, a pressão do turismo e os impactos das mudanças climáticas têm ameaçado directamente o ecossistema local e as comunidades que dele dependem.

Durante o fórum foram discutidos temas como reciclagem, mudanças climáticas, educação ambiental e a importância dos tubarões para o oceano.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar