Espargos, 25 Set (Inforpress) – Os agricultores da bacia hidrográfica de Terra Boa, no Sal, têm ainda esperança que a ilha seja “abençoada” com mais chuvas e o ano seja de boa "azágua".
Numa ronda feita pela Inforpress à localidade para saber do ânimo dos agricultores, estes mostraram estar acom muita esperança num “bom ano”, apesar da queda tardia das chuvas e do relativo atraso em que se encontra a faina agrícola no Sal, em relação às outras ilhas do arquipélago.
Em declarações à agência Inforpress, Benvindo Figueiredo, proprietário, conta que a ilha do Sal é diferente das restantes, principalmente a zona de Terra Boa, a mais fértil da ilha, onde em qualquer época do ano, desde que chova, conseguem uma boa produção, ainda que “fora de tempo”.
“No Sal não temos época para as chuvas, mas aqui é preciso que chova muito para que Terra Boa possa encher de água que aguente toda época do cultivo e ainda não perdemos as esperanças porque até Outubro ainda estamos dentro de tempo”, sublinhou.
Para o também agricultor Júlio Ramalho, até que se dê algum sinal de chuva por estas bandas, vão “desenrascando” com o pouco de água que é disponibilizado de um reservatório na localidade de Terra Boa, para produzirem pequenas parcelas de regadio.
“Por agora vamos lidando com o pouco de água para rega gota-a-gota, que é racionada a cada agricultor, para não ficarmos sem fazer nada, enquanto não chova o suficiente na ilha”, sublinhou.
Natália Correia, que também vive do pouco que cultiva nas suas terras a redor da sua casa, também mostrou “bastante” esperançosa com a chuva, que é o “alento” de muitas famílias na ilha do Sal.
À Inforpress adiantou que só na semana passada colocou os primeiros grãos na terra, depois de uma “uma pequena amostra de chuva”, agora só resta aguardar por mais água.
Francisco Ramos sublinhou que ainda até meados de Outubro continuam confiantes, pelo que neste momento estão a preparar os terrenos para a sementeira.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar