Espargos, 18 Out (Inforpress) - A ilha do Sal foi palco hoje de uma caminhada cultural e de bem-estar, que combinou a celebração do Dia Nacional da Cultura com a campanha do Outubro Rosa, dedicada à prevenção do câncer de mama.
A iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Sal em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), que procurou unir a comunidade, saúde e identidade, teve a sua partida no largo da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz e seguiu por um percurso até Pedra de Lume, um dos centros históricos da ilha.
Mais do que um simples exercício físico, o evento foi concebido como um acto de solidariedade, celebração da vida e empoderamento feminino.
Em declarações à imprensa, a vereadora da Cultura e Empoderamento das Mulheres da Câmara Municipal do Sal, Viviana Mendes, sublinhou o papel crucial da cultura nesta mobilização.
"Nós temos que usar a cultura como instrumento também para levar uma mensagem com boa causa, que é a prevenção e a luta contra o câncer. Então, hoje é o dia da Cultura e nós quisemos assinalar dessa forma, abraçando todas as vítimas do câncer e também passando uma mensagem de prevenção e do cuidado com a saúde física e mental", afirmou a vereadora.
A chegada a Pedra de Lume marcou a continuação do programa, que se estendeu para além do percurso físico.
O local, conhecido pelas suas históricas salinas, acolheu diversas palestras focadas na prevenção do câncer e na cultura e história das salinas da ilha do Sal.
Viviana Mendes destacou o evento como uma "combinação perfeita entre cultura e a saúde", demonstrando o uso estratégico da cultura cabo-verdiana para veicular mensagens de saúde pública e apoio mútuo, homenageando as mulheres que enfrentaram ou enfrentaram a doença.
A caminhada que teve grande adesão da comunidade salense, confirmou o “sucesso da estratégia” de usar a identidade e a cultura local como motor para a consciencialização e o bem-estar comunitário.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar