Mindelo, 18 Out (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social afirmou hoje, no Mindelo, que os voluntários têm sido uma “grande mais-valia na vida de muitas pessoas, principalmente após a catástrofe que se abateu sobre São Vicente".
Lídia Lima teceu estas considerações ao presidir ao acto central do Dia Nacional do Voluntário da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV), que se celebra no domingo, 20 de Outubro.
“Felicito os voluntários do mundo inteiro e, particularmente, os que actuam no nosso país, na Cruz Vermelha e nesta nossa ilha querida, que felizmente tem beneficiado enormemente da solidariedade e do espírito de ajuda de muitos voluntários, especialmente na sequência da catástrofe que lamentavelmente se abateu sobre São Vicente”, declarou.
Segundo a governante, as autoridades e as instituições competentes desempenham o seu papel e lideram todo o processo de recuperação da ilha, de apoio e autonomização das pessoas, famílias e comunidades carenciadas.
Entretanto, referiu, o papel dos voluntários é “absolutamente essencial para o ‘djuntamon’ (interajuda) necessário a fim de dar resposta a diversas situações de vulnerabilidade”.
“Não posso deixar de felicitar as inúmeras pessoas e instituições de São Vicente, de outras ilhas do país, da diáspora e de várias partes do mundo que voluntariamente doaram tempo, capacidades, bens e outros recursos para apoiar os afectados pela tragédia que se abateu sobre esta ilha”, reforçou.
A mesma fonte destacou ainda a Cruz Vermelha de Cabo Verde, considerando que a comemoração do Dia do Voluntário valoriza o papel dos voluntários e pode atrair e incentivar mais pessoas para esta actividade “nobre e relevante”.
Por seu lado, o presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo Soares de Carvalho, afirmou que o impacto da tempestade Erin em São Vicente “foi forte, mas a resposta dos voluntários tem sido mais forte e consistente”.
“São vocês que levam o nosso trabalho a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, providenciando assistência alimentar, segurança habitacional, higiene, saúde, cuidados e tantos outros serviços. Fazem-no sempre com base nos nossos sete princípios fundamentais”, reforçou.
Por sua vez, o vereador da área social da Câmara Municipal de São Vicente, Rodrigo Rendall Martins, disse que os voluntários da CVCV, mais uma vez, mostraram que as suas acções humanitárias e sociais fizeram a diferença.
Acrescentou ainda que a tempestade de 11 de Agosto evidenciou a capacidade de união da comunidade, visando dar resposta às necessidades emergentes nas mais diversas esferas.
Já o membro honorário da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Augusto Vasconcelos Lopes, que também participou no acto, considerou que “São Vicente sofreu muito com a catástrofe, mas a força de todos fará da ilha o destino que sempre lhe esteve reservado”.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar