Cidade da Praia, 18 Out (Inforpress) – Embaixadores de saúde do município da Praia participaram hoje numa mesa redonda, realizada no âmbito do Outubro Rosa, para aprofundar conhecimentos sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da mama.
O encontro, intitulado "Mente e corpo: Juntos na prevenção do cancro de mama", decorreu no Salão do Munícipe da Câmara Municipal da Praia, e teve como principal objcetivo capacitar os embaixadores para a sensibilização das comunidades sobre o autocuidado e estilos de vida saudáveis.
Em declarações à Inforpress, a psicóloga clínica e embaixadora de saúde Elodie Leal, afecta à Associação Saúde na Comunidade (ASC), destacou que o propósito é criar um espaço de partilha e troca de experiências para consciencializar as mulheres sobre os benefícios do autocuidado.
A responsável sublinhou a importância de apostar na educação, no fortalecimento emocional e no diagnóstico precoce, que considerou ser "o melhor para salvar vidas".
A ASC, que promoveu o evento com o apoio da autarquia praiense, tem embaixadores em vários municípios da ilha de Santiago e desenvolve trabalhos nas comunidades desde 2022.
Segundo garantiu Elodie Leal, a associação prevê organizar mais iniciativas semelhantes, como formações, feiras de saúde e palestras.
A coordenadora nacional do Programa de Prevenção das Doenças Oncológicas, Carla Barbosa, por sua vez, manifestou satisfação pelo envolvimento dos parceiros na temática, realçando a importância do diagnóstico precoce.
Carla Barbosa afirmou que, em Cabo Verde, a maioria da população está “um pouco informada” sobre o cancro, assinalando que o principal desafio reside no estigma associado à doença.
Durante a mesa redonda vão ser abordados diversos temas, nomeadamente factores de risco e proteção, a situação epidemiológica do cancro a nível global e regional, prevenção, diagnóstico precoce e fisiopatologia.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial de consciencialização que visa aumentar a informação sobre o cancro da mama e promover a importância da sua detecção na fase inicial.
DG/CP
Inforpress/Fim
Partilhar