Espargos, 06 Set (Inforpress) - O novo Pontão de Santa Maria, na ilha do Sal, vai ser ampliado para 120 metros de extensão, num investimento de 10 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial e vai ser construído em 18 meses.
O projecto desta emblemática atracção turística de Santa Maria, com mais 70 metros de extensão, vai ser apresentado dentro de alguns dias e vai ser dotado de espaços para quiosque, embarcações e casas de banho.
A informação foi avançada sexta-feira à imprensa após a visita dos administradores do Banco Mundial, acompanhados pelo ministro do Turismo e Transportes, José de Luís Sá Nogueira, que também se inteirou do andamento da estrada que liga as cidades de Espargos e Santa Maria, cujo término se prevê para o final do ano em curso.
O governante revelou que vai ser assinado o contrato de adjudicação para as obras do Pontão de Santa Maria no dia 16 e que já estão criadas todas as condições para a montagem dos estaleiros e o início das obras.
Já a representante do Banco Mundial para Cabo Verde, Indira Campos, adiantou que o projecto prevê a extensão do pontão em 70 metros além da estrutura já existente e incluirá novas infra-estruturas para melhorar as condições de trabalho de pescadores e vendedores.
A nova estrutura terá áreas para quiosques, embarcações e casas de banho, além de espaços dedicados a tratadores de peixe, peixeiras, pescadores e à venda de artesanato. Serão também criadas infra-estruturas para conservação e armazenamento de equipamentos de pesca.
Parcialmente destruído em Outubro de 2024 por uma depressão atmosférica, o pontão é uma das principais atracções turísticas de Santa Maria.
Durante a visita, o ministro Sá Nogueira também se inteirou do andamento da estrada que liga Espargos a Santa Maria e, embora tenha admitido atrasos, expressou confiança de que a obra será concluída até o final do ano.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar