IGQPI assinala Dia Mundial da Normalização para reforçar competitividade em Cabo Verde (c/áudio)

Inicio | Economia
IGQPI assinala Dia Mundial da Normalização para reforçar competitividade em Cabo Verde (c/áudio)
14/10/25 - 01:01 pm

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) assinala hoje o Dia Mundial da Normalização com um ‘workshop’, na Praia, que visa reforçar o papel estratégico da normalização na promoção da competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável.

Sob o lema “A nossa visão partilhada para um mundo melhor”, a iniciativa pretende servir de espaço para partilha de experiências, reforço de parcerias e alinhamento estratégico entre as instituições que actuam no ecossistema da qualidade em Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, o director de Serviço da Normalização e Avaliação da Conformidade do IGQPI, Tomy Alves, reconheceu que a normalização é uma área pouco conhecida na infra-estrutura da qualidade, apesar da sua “grande importância”.

“E, por hoje se comemora o Dia Mundial da Normalização como forma de reconhecer todo o trabalho que é feito pelos diferentes peritos que a nível mundial trabalham no dia-a-dia na normalização, até porque a normalização é um trabalho voluntário”, afirmou.

Segundo este responsável, as normas técnicas são essenciais para a regulamentação, certificação e uniformização de processos, e impactam directamente a vida das pessoas desde o momento que se levantam da cama até adormecer.

Além de suportar na parte da regulamentação técnica e na certificação, realçou que as normas acabam por prevenir os obstáculos técnicos ao comércio, facilitando o acesso a mercados internacionais ao garantir conformidade com requisitos técnicos reconhecidos globalmente.

O workshop é dividido em dois painéis, sendo o primeiro dedicado à evolução da normalização em Cabo Verde desde a criação do IGQPI, em 2014.

Este painel conta ainda com a participação de parceiros internacionais, como a Associação Portuguesa da Qualidade e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O segundo painel terá testemunhos da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e de um pequeno alojamento turístico certificado por uma norma cabo-verdiana, mostrando na prática a aplicação e os benefícios das normas.

“Esses painéis, ao nosso ver, darão a conhecer e a massificar o conhecimento à volta da normalização e das normas também que até o momento já foram desenvolvidas pelo IGQPI, entidade que pode desenvolver normas genuinamente cabo-verdianas, como pode adotar as internacionais”, esclareceu.

Tomy Alves concluiu afirmando que a norma traz imensos benefícios, daí explicar a realização deste workshop, para dar a conhecer e sensibilizar as partes interessadas sobre a mais-valia que traz para a sociedade no geral.

ET/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar