Reitor da Uni-CV enaltece reforço da cooperação e aumento das mobilidades académicas internacionais

Inicio | Sociedade
Reitor da Uni-CV enaltece reforço da cooperação e aumento das mobilidades académicas internacionais
14/10/25 - 03:45 pm

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O reitor da Uni-CV enalteceu hoje o reforço da cooperação internacional e o aumento significativo dos programas de intercâmbio estudantil e docente, sublinhando que a instituição entra no novo ano com “sinais claros de transformação”.

No seu discurso, durante a cerimónia de abertura do ano académico 2025/2026 do campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia, José Arlindo Barreto assegurou que a universidade continua a afirmar-se como uma instituição de ensino superior moderna, inovadora e com forte vocação internacional, “comprometida com a excelência, a ética e o serviço público”.

“Decidimos pôr em destaque a cooperação e o compromisso de instituições e personalidades internacionais que têm acompanhado de perto a génese e o desenvolvimento da instituição”, salientou, anunciando a atribuição do doutoramento honoris causa a dois académicos da Universidade de La Laguna, nas Canárias, a ser realizada no próximo dia 27 de Outubro, no Centro de Convenções da Uni-CV.

Segundo o reitor, o novo ciclo académico inicia-se com 28 novos acordos Erasmus, elevando para 62 o total de instituições europeias parceiras, recordando que no último ano lectivo foram realizadas 199 mobilidades entre Cabo Verde e a Europa.

José Arlindo Barreto avançou que para 2025/2026 estão já programadas 82 mobilidades de estudantes europeus para Cabo Verde e 102 de cabo-verdianos para universidades europeias.

“Isto mostra a dinâmica de uma universidade jovem, que se preocupa com os seus estudantes, docentes e funcionários”, enfatizou o responsável, assegurando que há um esforço do exercício de gestão no sentido de dar continuidade ao processo de desenvolvimento na carreira.

O reitor realçou ainda que, neste momento, 19 estudantes cabo-verdianos encontram-se em mobilidade no primeiro semestre do novo ano académico, reforçando as trocas de conhecimento e experiências no espaço europeu.

José Arlindo Barreto aproveitou também para sublinhar os avanços tecnológicos e científicos da instituição, nomeadamente, a criação do Centro de Verificação de Factos de Cabo Verde, em parceria com a Autoridade Reguladora para a Comunicação Social e a Associação de Jornalistas de Cabo Verde, com o apoio técnico e financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“A investigação científica é hoje um dos pilares da nossa acção, com oito unidades de investigação activas e mais de 120 investigadores, a Uni-CV participa em projectos financiados pela União Europeia”, disse, acrescentando que a universidade “quer ser exemplo de integridade institucional, rigor científico e cultura de serviço”.

O reitor reafirmou o compromisso da Uni-CV em consolidar o seu papel enquanto “instrumento de coesão nacional e agente de desenvolvimento sustentável”, sublinhando que a instituição sonha com “uma universidade que pense Cabo Verde no mundo e o mundo a partir de Cabo Verde”.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar