Escola Universitária Católica de Cabo Verde arranca novo ano lectivo com novidades em cursos e aumento de alunos

Inicio | Sociedade
Escola Universitária Católica de Cabo Verde arranca novo ano lectivo com novidades em cursos e aumento de alunos
14/10/25 - 07:47 pm

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress)– A Escola Universitária Católica de Cabo Verde iniciou o novo ano lectivo com diversas novidades e uma perspectiva de crescimento no número de estudantes, revelou hoje, na cidade da Praia, o director José Eduardo Afonso.

Entre as principais novidades está a abertura da segunda edição do curso de Licenciatura em Filosofia, único no país, e do curso de Licenciatura em Ciências da Educação, Infância e Família, que regista um elevado número de candidatos. Além disso, a instituição lança este ano uma pós-graduação em Inteligência Artificial, com enfoque em questões educacionais emergentes.

“Para este ano, vamos abrir uma segunda edição do curso de Licenciatura em Filosofia, a única instituição no país que oferece esta formação.Vamos também abrir o curso de Licenciatura em Ciências da Educação, Infância e Família, numa segunda edição, com um número muito grande de candidatos. Além disso, teremos como novidade a pós-graduação em Inteligência Artificial e questões educativas emergentes”, vincou.

O director da EU Católica, Padre José Eduardo Afonso,  fez estas declarações à imprensa na abertura do Ano Académico da Escola Universitária Católica de Cabo Verde 2025-2026. 

Actualmente, a universidade conta com mais de 300 estudantes distribuídos entre cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado em Ciências Religiosas. Do total, cerca de 200 alunos estão matriculados no curso de educadores de infância.

Segundo José Eduardo Afonso, a universidade tem como objectivo responder às necessidades e lacunas do país. O curso de Ciências da Educação, Infância e Família, desenvolvido em parceria com a Universidade de Florença e com o Ministério da Educação, através do programa de apoio (PAREB-CV), é considerado inovador e promete trazer uma mais-valia para Cabo Verde.

Sobre a questão financeira, o director afirmou que a instituição não enfrenta problemas com dívidas dos estudantes, apesar de ser ainda jovem e privada.

A universidade garante a sustentabilidade dos cursos através da colaboração com outras universidades e da disponibilização de professores, minimizando encargos financeiros para os alunos.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar