Halterofilismo: Atletas da ilha do Fogo dominam campeonato nacional

Inicio | Desporto
Halterofilismo: Atletas da ilha do Fogo dominam campeonato nacional
05/10/25 - 10:29 am

Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) – Os atletas da ilha do Fogo dominaram sábado, na cidade da Praia, o Campeonato Nacional de Powerlifting'2025, garantindo, juntamente com São Vicente e Santiago Sul, a qualificação para representar Cabo Verde no Campeonato Africano, em Túnis, Tunísia.

A competição, que reuniu 29 atletas (11 mulheres e 18 homens) de regiões como Santiago Sul, Santiago Norte, Fogo, Sal e São Vicente, destacou-se pela crescente participação feminina e pelo elevado espírito de superação dos competidores.

Na categoria feminina, de 63 quilos, Érica Monteiro, de São Vicente, voltou a brilhar ao conquistar o título de melhor levantadora pela segunda vez, apesar de um curto período de treino.

"Voltei a treinar apenas três semanas antes da competição e, pelo que fiz, considero que foi um bom desempenho”, afirmou a atleta, destacando o aumento da presença feminina.

“Antes eram mais homens, mas agora há cada vez mais mulheres a competir. É importante perdermos o medo dos pesos”, acrescentou.

Já na categoria 84 kg, Conceição Fernandes, representante do Fogo, expressou orgulho e emoção pela sua conquista.

“Este campeonato e este certificado significam tudo para mim, o meu esforço, a minha garra e determinação. Representar a ilha do Fogo com toda a força e mostrar que temos atletas de topo é o meu maior orgulho”, disse.

Entre os homens, Jeisson Carvalho, da categoria acima de 120 quilos e representante de Santiago Sul, voltou a brilhar ao conquistar mais um título de melhor levantador.

“Esse tem um sabor especial, de superação. Lesionei-me na coxa há pouco tempo e pensei em desistir, mas decidi competir mesmo assim. Hoje consegui superar a minha meta anterior no supino”, partilhou, sublinhando o foco em continuar a evoluir e representar Cabo Verde com força no campeonato continental.

Por sua vez, Luís Ferreira, da ilha do Fogo da categoria 83 kg, teve uma estreia de sucesso, garantindo a sua vaga.

“Foi o meu primeiro ano a competir e estou muito orgulhoso. Fui seleccionado para representar o país na Tunísia e espero dar o meu máximo”, concluiu, confiante na força dos atletas nacionais.

Os quatro jovens vencedores do Campeonato Nacional de Powerlifting carimbam assim o passaporte para o palco africano, levando consigo a determinação de elevar o nome de Cabo Verde.

KA/SR//CP

Inforpress/Fim

Partilhar