Governo quer fomentar economia social e solidária para igualar oportunidades e inclusão socioeconómica

Inicio | Economia
Governo quer fomentar economia social e solidária para igualar oportunidades e inclusão socioeconómica
01/10/24 - 10:38 pm

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) - O Governo quer fomentar a economia social e solidária para igualar oportunidades através do programa “Bootcamp Impactar”, um projecto piloto que permitirá o fortalecimento de empreendimentos sociais, contribuindo para a inclusão socioeconómica e o trabalho digno.

O acto de apresentação do “Bootcamp Impactar”, iniciativa que surge como uma “resposta inovadora” para promover o empreendedorismo e a inovação social, conciliando objectivos económicos e sociais em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável, foi presidido pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

Idealizado pelo Governo através da Coordenação da Unidade para a Economia Social e Solidária, este projecto piloto conta com a parceria do Business Center Incubation (BIC) e a We Care.

Na sua comunicação de ocasião, Fernando Elísio reiterou que a expectativa do Governo é que este projecto ajude a incluir cada vez mais cidadãos cabo-verdianos através de uma inclusão produtiva.

“Aliás, o próprio nome Impactar vai exactamente nesse sentido, de chegarmos àqueles que efectivamente precisam, e de termos as condições para que essas pessoas possam, através de qualquer actividade que gera rendimento ascender socialmente e tomarem conta da sua vida. Este programa vai nos ajudar também a desenvolver melhor a economia social e solidária no nosso país”, almejou aquele governante.

A dar o pontapé de saída na cidade da Praia, onde se guarda a participação de 30 projectos, dos quais serão seleccionados os 10 melhores, que beneficiarão de um prémio de 12 meses de incubação, o Governo pretende levar o Bootcamp Impact também às outras ilhas e municípios do país.

“Estamos a começar com um projecto piloto aqui na cidade da Praia para 30 projectos, mas o nosso objectivo é chegar a todos os municípios do país e fazer com que haja muito mais projectos, o impacto seja nacional, seja efectivamente, de construirmos uma economia social de protecção e de inclusão às pessoas e comunidades mais vulneráveis”, sublinhou.

Através de uma abordagem prática e interactiva, o Bootcamp Impactar, oferece um treinamento intensivo durante três dias, onde os participantes, organizações da economia social e indivíduos em situação de vulnerabilidade, terão a oportunidade de desenvolver competências em áreas como modelos de negócios sustentáveis, mobilização de recursos, liderança, trabalho em equipa e comunicação.

Além disso, o programa incluirá sessões de workshops, capacitações, networking e identificação de soluções de impacto social.

Após o período intensivo de treinamento, os projectos seleccionados continuarão num processo de incubação de Novembro de 2024 a Maio de 2025, recebendo acompanhamento e suporte para transformar as suas ideias em soluções concretas.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar