Governo considera que falta de acção de alguns municípios tem propiciado o aumento dos casos de dengue

Inicio | Ambiente
Governo considera que falta de acção de alguns municípios tem propiciado o aumento dos casos de dengue
03/10/24 - 03:06 pm

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) - O ministro da Administração  Interna, Paulo Rocha , considerou  hoje que a falta de acção de alguns municípios, “em especial  da Praia”, tem propiciado o aumento dos casos de dengue no país.

O Governo declarou situação de contingência em todo país, a partir de hoje e durante dois meses, face ao agravamento do potencial de risco de aumento dos casos de dengue, resultante dos efeitos provocados pelas chuvas.

Na cidade da Praia foram detectados, na quarta-feira, 02 de Outubro, 151 casos suspeitos e 119 confirmados, segundo o Boletim Diário divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).

“Está evidente que a falta de acção, em especial da Praia, onde graça grande insalubridade ambiental contribui para aumento dos casos”, acusou Paulo Rocha, em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, sobre o aumento dos casos da dengue em todos os municípios do país.

Entretanto, avançou que as acções do Governo serão a nível da saúde   ambiental, com o reforço das parcerias com as câmaras municipais engajadas e actuantes.

“Vamos operar directamente onde não se verifica o engajamento e a eficácia que a acção exige, com uma missão muito específica de eliminar as situações de insalubridades identificadas no terreno”, acrescentou.

Essas operações, precisou o ministro, vão ser nas lixeiras selvagens, campanhas nos bairros, fechamento e demolição de pardieiros, bem como   na eliminação de lagoas e charcos.

O Boletim Diário - Dengue mostra que na quarta-feira, 02, foram notificados 325 casos suspeitos de dengue e 207 confirmados, sendo que cinco pessoas foram hospitalizadas e sem registo de mortes e de casos graves.

O mesmo documento refere ainda que até quarta-feira o país contabilizava um total acumulado de 9.250 casos notificados, dos quais 5.957 confirmados e dois óbitos, sendo que as ilhas de Santiago e Fogo continuam a registar mais casos.

Na cidade da Praia, foram detectados 151 casos suspeitos e 119 confirmados, enquanto em Santa Catarina, 26 casos suspeitos e 11 casos confirmados, seguido de Santa Cruz, com 13 suspeitos e dez confirmados.

No concelho de São Filipe, na ilha do Fogo, foram registados 67 casos suspeitos e 31 confirmados, enquanto nos Mosteiros foram detectados 24 casos suspeitos e nove confirmados e em Santa Catarina cinco suspeitos e quatro confirmados.

O documento refere ainda que na ilha de Maio foram registados 13 casos suspeitos e nenhum foi confirmado.

O surto mais grave de dengue em Cabo Verde foi registado em 2009, com 21.000 casos e seis óbitos, todos na ilha de Santiago.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar