
Porto Novo, 06 Nov (Inforpress) – O presidente da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Sul reafirmou hoje a sua decisão de não se recandidatar a um novo mandato, disponibilizando-se a assegurar a gestão da associação até às eleições dos novos dirigentes.
Fernando Lima, numa reacção à pretensão dos clubes de destituir a direcção da associação, esclareceu à Inforpress que sempre informou aos clubes que não tenciona recandidatar-se, tendo colocado o cargo à disposição.
“A direcção continua a reafirmar o seu compromisso com a transparência, o diálogo e com o cumprimento dos estatutos, assegurando a continuidade normal da época desportiva, pelo menos, até que se realize eleições, ciente que não tencionamos candidatar a um novo mandato”, explicou.
Lima clarificou que o actual mandato da direção desta associação encontra-se em vigor até ao dia 04 de Fevereiro de 2026, conforme previsto nos estatutos da agremiação desportiva.
Contudo, disse ter colocado o cargo à disposição dos clubes, no final da época desportiva 2024-2025, com o objectivo de permitir a realização de eleições antecipadas e possibilitar à nova direção preparar a época 2025-2026.
Na sequência, avançou, foi convocado um acto eleitoral para o dia 13 de Setembro, tendo sido apresentada apenas uma lista, encabeçada pelo árbitro internacional em exercício, Lenine Rocha.
“Após análise, foi verificada a inelegibilidade do candidato, por este se encontrar ainda em funções como árbitro internacional”, explicou.
Fernando Lima lembrou que a 17 de Outubro, realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária para debater a situação eleitoral na ARFSAS e, face à inelegibilidade do candidato, foi decidido que os actuais órgãos deveriam continuar em funções até às eleições.
“O presidente da Mesa da Assembleia Geral invocou os estatutos para reafirmar que os actuais órgãos ainda permanecem em funções até 04 de Fevereiro de 2026, querendo e podendo, continua até à realização de novas eleições”, notou.
O líder da associação, que desempenha estas funções desde 2012, manifestou, nessa altura, a disponibilidade para assegurar a gestão da ARFSAS até às eleições, que seriam realizadas em finais de Dezembro, “para não pôr em perigo o início da presente época desportiva”.
Porém, foi o próprio presidente de Lajedos FC, Domingos Rodrigues, que propôs que a direcção cumprisse integralmente o mandato para o qual foi eleita, que termina em Fevereiro de 2026, proposta essa aprovada por unanimidade dos clubes presentes.
Com isso, segundo Fernando Lima, seguiu-se a fase das inscrições dos jogadores na plataforma FIFA CONNECT e foi convocado um encontro para 04 de Novembro com os clubes inscritos na presente época desportiva para apresentação do plano da época e do calendário das competições sénior masculino, além da apresentação dos regulamentos da Supertaça e da Taça do Porto Novo.
O encontro, que não se realizou devido à falta de comparência dos clubes, deveria debruçar-se ainda sobre o sorteio das competições sénior masculino 2025-2026.
“Estranha-se, portanto, que se alegue falta de reuniões com os clubes, quando o encontro foi convocado formalmente e não teve a comparência dos representantes”, adiantou este responsável, que assegurou que a ARFSAS está a ultimar os preparativos da época.
A associação já aprovou todos os jogadores inscritos pelos clubes na plataforma FIFA CONECT, elaborou e distribuiu o plano de época, os modelos competitivos e os regulamentos das competições e tem enviado, semanalmente, os calendários de treinos, avançou ainda.
Disse ainda ter garantido já taças e medalhas para a Supertaça Filipe d’Bitú, agendada para 29 deste mês de Novembro, e está a preparar uma formação de arbitragem, disse ainda, assegurando que a direcção continua a trabalhar até que sejam realizadas eleições.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar