Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – O capitão da selecção cabo-verdiana, Ryan Mendes, afirmou hoje que o grupo mantém um espírito de confiança para o jogo de terça-feira, 09, frente aos Camarões, apesar da sua lesão sofrida no jogo diante das Maurícias.
O avançado, que ficou de fora da última partida, explicou que já recuperou parcialmente e espera poder ajudar a equipa, ainda que não a 100 por cento (%)
“Queria sempre estar dentro de campo para ajudar os meus companheiros, mas tenho total confiança em quem joga. Amanhã, se puder, vou ajudar da forma que conseguir”, afirmou.
Ryan destacou que Cabo Verde entra no jogo “relaxado”, mas, alertou, com uma atenção reforçada à força do adversário.
“Sabemos que os Camarões são uma das melhores selecções africanas, falham pouco em qualificações para o Mundial. Mas a nossa equipa está mais forte, mais confiante e com resultados que nos permitem acreditar”, disse.
O capitão recordou ainda que, em 2013, Cabo Verde garantiu a presença na CAN precisamente eliminando os Camarões, acreditando que “a história pode repetir-se, agora com o sonho de chegar ao Mundial”.
O mesmo agradeceu o apoio dos jogadores que regressaram ao grupo e destacou a presença de Stopira.
“Todos conhecem a energia positiva que ele traz. Se dependesse de mim, nunca teria deixado a selecção. Mas foi uma decisão conjunta da equipa técnica com o jogador, e quando voltou a ser chamado mostrou total disponibilidade para voltar”, explicou.
Natural de São Vicente, mais precisamente na Ribeira Bote, uma das zonas consideradas mais afectadas pelas chuvas de 11 de Agosto, o capitão mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) em destinar parte da bilheteira do jogo de amanhã às famílias sinistradas.
“Não foi fácil para ninguém ver o que aconteceu. Eu, que cresci ali, senti de perto. Mas temos de levantar e recomeçar, e este gesto da FCF ajuda nesse processo”, sublinhou.
O jogo Cabo Verde - Camarões, a contar para a fase de qualificação ao Mundial2026, disputa-se esta terça-feira, 09, às 15:00, no Estádio Nacional, na cidade da Praia.
Quando faltam três jornadas do término da fase de grupos, Cabo Verde lidera com 16 pontos, seguido dos Camarões com 15, pelo nada fica decidido no jogo desta terça-feira quanto ao apuramento ao Mundial.
Cabo Verde vai ainda à Líbia fazer o jogo da nona jornada e termina a qualificação na recepção a Eswatini.
KA/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar