Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – As equipas da Académica da Praia e do Scorpions, de Santiago Norte, empataram hoje, sem golos, em jogo da primeira jornada do campeonato nacional de futebol, realizada no Estádio da Várzea.
Numa tarde cinzenta e convidativa, o futebol, apresentado pelas duas equipas, ficou muito aquém do que as condições do tempo ofereciam.
Nos primeiros dez minutos os santa-cruzenses [Scorpions] demonstraram alguma predisposição, mas a partir daí a "Micá" tomou as rédeas da partida.
Na história da primeira parte fica um rasgo do Yannick interceptado por uma oportuna saída fora do poste do guarda-redes do Scorpions, para evitar o primeiro golo do jogo.
A etapa complementar foi mais do mesmo, muita bola da Académica da Praia e com o adversário à espera de surpreender com o contra-ataque, na tentativa de aproveitar a velocidade do avançado Alaba.
Um cruzamento remate de Caluquinha [Académica da Praia] que levou a bola a "beijar" o travessão da baliza, foi único lance digno de realce durante toda a segunda parte.
No final da partida, Flávio Monteiro, treinador adjunto da Académica da Praia, disse aos jornalistas que a sua equipa teve muita paciência na procura do golo que acabou por não aparecer devido a linha muito baixa dos Scorpions.
"Tenho a certeza de que marcando um golo, o jogo abria e teríamos mais possibilidades de marcar o segundo ou o terceiro", explicou.
Em relação à estreia da equipa técnica, comandada por Mundinho, disse que era muito importante começar a ganhar, "principalmente em casa".
Por seu turno, o treinador do Scorpions, Armindo Semedo, conhecido por "Mano", avançou que ganharam um ponto muito importante, levando em conta a qualidade do adversário e à dificuldade de jogar no Estádio da Várzea.
"Por isso a postura da minha equipa, que depois dos primeiros minutos apresentou algum cansaço, devido ao tamanho do Estádio da Várzea”, justificou Mano, sublinhando que o objectivo de levar, pelo menos, um ponto para Santa Cruz foi conseguido.
Na próxima jornada, a segunda, a Académica da Praia viaja à ilha da Boa Vista para jogar com o Sal-Rei, enquanto que o Scorpions vai receber, no Estádio 25 de Julho, em Santa Cruz, os campeões nacionais, o Boavista da Praia.
A prova conta com a participação de dez equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo classificado de Santiago Sul
Esta presente temporada, 2024/2025, é disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.
As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que esta temporada não participam no campeonato nacional.
Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título), ficam num só grupo, devendo cada equipa disputar seis jogos, com seis adversários diferentes (três em casa e três fora).
Resultados parciais e jogos da 1.ª Jornada
Sexta-feira, 18: Ultramarina 1 - Botafogo 0 e Boavista da Praia 0 – Paulense 1
Sábado, 19: Palmeira 0 - Sal Rei 0, Académica da Praia 0 - Scorpion 0 e Sanjoanenses 1 - Mindelense 1.
OM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar