Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) - O seleccionador nacional A, Bubista, anunciou hoje os 25 convocados de Cabo Verde para os jogos frente à Líbia e Eswatini, sublinhando a união e a maturidade da equipa como decisivas para alcançar a qualificação para o Mundial.
Os 25 convocados são os guarda-redes Bruno Varela, Josimar Dias “Vozinha” e Márcio da Rosa, no sector defensivo, estão Edilson Borges ‘Diney’, Ianique Tavares 'Stopira', Kelvin Pires, João Paulo Fernandes, Roberto Lopes ‘Pico’, Sideny Lopes Cabral, Steven Moreira e Wagner Pina.
O meio-campo conta com Aílson Tavares, Deroy Duarte, Jair Semedo ‘Yannick’, Heriberto Tavares, Jamiro Monteiro, Laros Duarte, Kevin Pina, Telmo Arcânjo, enquanto no ataque foram chamados Dailon Livramento, Garry Rodrigues, Hélio Varela, Nuno da Costa, Ryan Mendes e Willy Semedo.
Os convocados vão representar o país nos jogos decisivos frente à Líbia (08 Outubro) e Eswatini (13 Outubro), a contar para as jornadas 9.ª e 10.ª da fase de qualificação ao Campeonato do Mundo.
A convocatória foi anunciada esta manhã pelo seleccionador Pedro Brito mais conhecido por “Bubista”, que sublinhou a importância da coesão, responsabilidade e tranquilidade nesta recta final.
Segundo este técnico, a equipa entra nesta fase com a confiança reforçada pelos oitos jogos sem perder e quatro partidas sem sofrer golos.
“O factor mental é determinante em jogos desta dimensão. Temos de estar unidos, consistentes e conscientes da responsabilidade de poder marcar a história do futebol cabo-verdiano”, afirmou.
Sobre os adversários, o técnico fez questão de demonstrar respeito, realçando que conhecem a qualidade dos adversários e que a selecção nacional tem “tem maturidade para competir em qualquer campo e buscar resultados positivos, dentro e fora de casa”.
Bubista afirmou ainda que, além da tática, a força psicológica será essencial e que o mais importante é que o grupo esteja “coeso e unido” para dar e ao povo cabo-verdiano a alegria e confiança.
Esta etapa, sublinhou, pode consolidar “o crescimento do futebol nacional e abrir novas portas para os jogadores mais jovens”.
“Cabo Verde é um país pequeno no mapa, mas pode mostrar-se gigante no mundo”, concluiu Bubista.
Cabo Verde está á uma vitória da sua inédita qualificação para o Campeonato do Mundo, que em 2026 vai ser disputado entre Estados Unidos, Canadá e México, já que lidera o Grupo D com 19 pontos, seguido dos Camarões (15), da Líbia (14), Angola (07), Maurícias (05) e Eswatini (02).
CG/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar