Porto Inglês, 09 Out (Inforpress) – A Fundação Maio Biodiversidade representa Cabo Verde no 10º Congresso Mundial de Guardas da Natureza que decorre de 07 a 11 de Outubro, em França, reunindo 400 participantes de 50 países.
É a primeira vez que Cabo Verde marca presença neste evento internacional de guardas da natureza, organizado pela Federação Internacional de Guardas Florestais e que reúne em Hyères, em França, participantes da Ásia, Europa, Oceania, África e América.
Conforme escreve a fundação em nota, a participação no 10º Congresso Mundial de Guardas da Natureza eleva a visibilidade do trabalho que a fundação tem feito na ilha do Maio, fortalecendo a rede de cooperação com outros países.
“Esta troca de experiências é crucial para o desenvolvimento de abordagens eficazes que beneficiem a biodiversidade local e as comunidades que dependem dos recursos naturais”, lê-se em nota enviada à Inforpress.
A participação neste evento, segundo a mesma fonte, oferece uma “plataforma valiosa” de troca de conhecimentos, experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a conservação global.
A Fundação Maio Biodiversidade destaca o papel dos guardas da natureza, realçando que estes profissionais são “fundamentais” para o cumprimento de mais de 50% dos objectivos do Plano de Biodiversidade, assegurando uma gestão participativa, integrada e eficaz das áreas protegidas.
Essa gestão, conforme adianta a mesma fonte, não só protege a natureza, como beneficia as comunidades locais, através da promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento económico.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar