
Cidade da Praia, 15 Dez (Inforpress) – O presidente da Fundação Servir Cinema Cabo Verde, Júlio Silvão, alertou hoje para os riscos do aquecimento global na Macaronésia e defendeu maior consciencialização através do cinema junto das comunidades.
Aquele responsável falava no âmbito da Semana de Mostra de Filmes Climáticos da Região da Macaronésia, uma iniciativa que pretende sensibilizar para os impactos do aquecimento global nos territórios insulares, reforçando o aumento do nível do mar e os riscos que representa para as populações.
“A mensagem respeita à questão climática de uma forma geral, particularmente no que diz respeito ao aquecimento global”, declarou Júlio Silvão à Inforpress, sublinhando que a Macaronésia vive “em territórios insulares” e, por isso, está exposta a “vários riscos”, entre os quais o aumento do nível da água do mar.
Segundo Júlio Silvão, “tendencialmente, o aquecimento global obriga à subida do nível da água do mar e isso pode afectar gravemente o nosso território e a nossa população”, razão pela qual a organização pretende levar esta mensagem “para dentro e para fora”, no sentido de consciencializar a sociedade.
Reforçou ainda que as alterações climáticas não são um problema individual, mas colectivo.
“A questão climática não diz respeito a uma pessoa apenas, diz respeito a todo o mundo, às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos menos jovens”, frisou, defendendo a necessidade de uma “acção mobilizadora” que conduza à mudança de comportamentos.
O presidente da Fundação sublinhou a urgência de acções concretas contra as alterações climáticas, e exortou à responsabilidade de todos na preservação do ambiente.
“Se nada fizermos hoje, a geração futura não nos vai perdoar”, advertiu, acrescentando que o objectivo é que o público que assista à mostra se torne também um “multiplicador da mensagem junto de outros cidadãos”.
Relativamente à continuidade do projecto, o presidente da Fundação Servir Cinema Cabo Verde explicou que esta é a primeira edição da iniciativa e que, após o seu término, a organização começará a preparar a segunda edição, prevista para o próximo ano.
No quadro das actividades paralelas, vincou ainda a realização de um webinar internacional, com participação de representantes da Madeira, Açores, Cabo Verde e Portugal continental, bem como uma formação sobre cinema comunitário, a ter lugar no dia 18, em Santa Cruz.
Esta Semana de Mostra de Filmes que vai decorrer de hoje, 15, até ao dia 18, vai contar com a participação de conferencistas de diversas áreas e países, que vão trazer diferentes perspectivas e contributos para aprofundar a reflexão sobre os desafios climáticos, promover soluções inovadoras e incentivar a mobilização das comunidades em prol da preservação ambiental.
KA/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar