São Filipe, 08 Set (Inforpress) – A piscina municipal inaugurada em Novembro de 2023 é um espaço físico bem pensado e o município já começou a colher os frutos, disse Isaac Oliveira professor de educação física e monitor de natação.
Isaac Oliveira, responsável pela equipa de São Filipe que participou no quarto campeonato nacional de natação pura com 11 atletas, seis feminino e cinco masculino, e com um total de 13 medalhas, disse que a piscina teve impacto “positivo” não só em São Filipe e que neste momento alguns atletas de outras regiões estão interessados em passar algum tempo na ilha do Fogo para realização de treinos.
Antes da piscina municipal, Isaac Oliveiro que estudou em Cuba, disse que treinava com um grupo de adolescentes na piscina de Casas do Sol, mas quando se falou na construção da piscina municipal manifestou ao vereador do Desporto e ao presidente da câmara a vontade de usar o espaço para “treinar os meninos” e pouco tempo depois o município está a colher os frutos.
No quarto campeonato sénior de natação pura São Filipe participou com 11 atletas (seis femininos e cinco masculinos) e todas as atletas femininas foram medalhadas e um atleta masculino com duas medalhas de bronze.
Segundo o mesmo, Rafaela Almeida conquistou medalhas de ouro nos 200, 400 e 1.500 metros livre e uma medalha de prata nos 100 metros livre, Fabienne Sene com três medalhas (uma de prata nos 400 metros livre e duas de bronze nos 200 metros livres e 100 metros bruços), Raueny da Veiga com duas medalhas de bronze (100 e 200 metros bruços), Claúdia Fernandes e Fabienne Sene medalhas de pratas em 400 e 1.500 metros livre, Carine Andrade, Yasmine Teixeira e Eduarda Ribeira com uma medalha de bronze cada nas modalidades de 400 e 1.500 metros livres e 50m metros bruços, respectivamente.
“No primeiro campeonato realizado na ilha os atletas tinham menos de três meses de treino e era só para fazer experiência e preparar para campeonato júnior organizado no passado mês de Julho onde, a nível nacional, São Filipe ficou em terceiro lugar a nível de equipa e conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze”, disse Isaac Oliveira que lembrou que no período de um mês quadruplicou o número de medalhas e num contexto diferente porque, explicou, os atletas de São Filipe têm a idade máxima de 15 anos.
Isaac Oliveira que ministra aulas para crianças a partir dos três anos até pessoas adultas, nos dois períodos, disse que a partir do início do ano lectivo o horário de Verão será reorganizado.
Segundo o mesmo, os pais devem incentivar mais os filhos a fazerem natação não só para serem bons atletas, mas porque ajuda na questão da própria saúde das pessoas e enumerou uma série de vantagens que a natação traz para uma pessoa.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar