São Filipe, 18 Out (Inforpress) – A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, disse hoje, ao visitar o Hospital Regional São Francisco de Assis, na ilha do Fogo, que este estabelecimento hospitalar recebeu há menos de um mês uma ambulância.
“O hospital recebeu uma ambulância há menos de um mês e estamos em processo para vinda de outra ambulância”, anunciou Filomena Gonçalves, que lembrou que saúde não depende exclusivamente do Ministério da Saúde.
Segundo a mesma, existem parcerias e o ministério está a trabalhar de forma transversal para dar, cada vez mais, uma melhor resposta às populações da ilha do Fogo e de Cabo Verde.
Além de dotar o Hospital Regional São Francisco de Assis de ambulância, Filomena Gonçalves disse que o ministério já encontrou soluções que já começaram a ser implementadas para diminuir a transferência de doentes para outros hospitais.
“A ilha do Fogo, foi a primeira ilha a beneficiar da deslocação da equipa médica especializada e deram centenas de consultas e a deslocação é precisamente para poder responder ao desafio de Cabo Verde ser um país arquipelágico”, afirmou a ministra da Saúde.
Filomena Gonçalves sublinhou que a equipa médica especializada além de dar consultas especializadas enquadra as pessoas que têm de se deslocar para fazer as intervenções no hospital central da Praia.
A governante garantiu que neste momento estão a preparar a deslocação da primeira vaga dos doentes que têm de ser atendidos no Hospital da Praia, e a terceira visita da equipa médica especializada vai acontecer em breve para dar uma resposta local.
Filomena Gonçalves salientou que a deslocação tem impacto não só económico, mas sobretudo social, uma vez que as pessoas não têm de sair da sua ilha, da sua casa, para ir para outra ilha em busca de saúde.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar