São Filipe, 18 Set (Inforpress) – A Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) obteve ganhos “significativos e relevantes” na gestão de 2023, disse o administrador/delegado, Rui Évora, após o conselho de administração analisar o relatório do sistema de contabilidade da empresa.
O documento, segundo a mesma fonte, destacou diversos “ganhos significativos” para Águabrava no ano de 2023 e que refletiu um progresso substancial na gestão e distribuição de água nas ilhas do Fogo e Brava.
De entre os principais avanços, o administrador/delegado apontou que a empresa conseguiu expandir seus sistemas de adoção e distribuição de água, especialmente na parte norte do município de São Felipe e em algumas localidades do município dos Mosteiros.
Tal, continuou, permitiu aumentar a taxa de cobertura da população abastecida com água na ordem dos 4% e contribui para que taxa de cobertura passasse dos 92 para 96% a nível da região, superando a taxa nacional.
Outra conquista importante foi a implementação de uma campanha de perfuração para mobilização de águas subterrâneas, que resultou num aumento de 25% na distribuição de água.
A campanha incluiu a perfuração de cinco furos, um dos quais em Chã das Caldeiras, e possibilitou a mobilização de mais de 1.200 metros cúbicos de água por dia.
Além dessas realizações, a Águabrava investiu na subsidiação e renovação do parque de contadores de água, o que contribuiu para a redução de perdas aparentes, a renovação de equipamentos eletromecânicos que teve um impacto positivo na eficiência energética e na diminuição dos custos associados à energia.
No entanto, o abastecimento de água na ilha Brava, segundo Rui Évora, ainda enfrenta desafios e no ano passado a situação de abastecimento na ilha permaneceu precária, com uma gestão racionalizada da água.
Para resolver esse problema, está prevista a conclusão da empreitada de dessalinização da água do mar, com conclusão do projecto prevista para o período de Dezembro de 2024 a Fevereiro de 2025.
Esta iniciativa visa “melhorar significativamente” o abastecimento de água na ilha Brava e resolver as questões de escassez.
O relatório de 2023 reflete um ano de progresso para a Águabrava e evidencia o aumento na cobertura e eficiência dos sistemas de abastecimento, apesar dos desafios persistentes na ilha Brava.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar