Cidade da Praia, 14 Ago (Inforpress) – O presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Julius Maada Bio, assegurou hoje, na Praia, que a organização irá apoiar Cabo Verde na resposta aos impactos das cheias que recentemente afetaram São Vicente.
“Quero apresentar as nossas mais profundas condolências pela perda de vidas no último desastre e assegurar que, em nome da CEDEAO, tomaremos medidas para vos apoiar neste período difícil”, declarou o também Presidente da República da Serra Leoa.
Julius Maada Bio informou que a questão já foi levada à Comissão da CEDEAO e que “algo está a ser feito” para prestar apoio.
O dirigente, que realiza uma visita oficial Cabo Verde no âmbito de um périplo pela sub-região da África Ocidental, frisou que “a CEDEAO é uma família” e que manter a unidade entre os Estados-membros é uma prioridade, incluindo esforços para reaproximar os países da Aliança dos Estados do Sahel (AES) que se afastaram da organização.
"Infelizmente, alguns dos nossos irmãos tiveram de se afastar, mas continuamos a sentir que os países da AES fazem parte de nós e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para os trazer de volta. Continuaremos a trabalhar com eles até se sentirem confortáveis para regressar”, vincou.
Por seu lado, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, destacou a “pronta solidariedade e amizade” manifestadas por Serra Leoa e pela CEDEAO, sublinhando a importância de criar condições para mobilizar “capacidades, competências e recursos” que permitam responder às necessidades emergenciais e apoiar a reconstrução futura da ilha de São Vicente.
Considerando a visita “extraordinariamente importante e oportuna”, José Maria Neves afirmou que Cabo Verde está disponível para cooperar no reforço da unidade e da cooperação regional, bem como na definição de ações estratégicas para o futuro da CEDEAO.
O Presidente cabo-verdiano destacou ainda que a visita do Presidente Bio permite analisar a situação da região e definir ações estratégicas conjuntas, reforçando a liderança necessária para o fortalecimento da CEDEAO.
“Uma CEDEAO forte, unida, visionária e estratégica conseguirá criar as condições para que isso aconteça e confiamos na liderança do Presidente Bio”, acrescentou, reiterando a disponibilidade de Cabo Verde para apoiar a CEDEAO a nível internacional e regional.
José Maria Neves concluiu desejando que a visita do Presidente da Serra Leoa seja a primeira de muitas, reforçando a amizade e a cooperação entre Cabo Verde e a CEDEAO, com especial atenção à participação ativa de Cabo Verde na comunidade.
O Presidente Julius Maada Bio deixará Cabo Verde na manhã de sexta-feira, prosseguindo a sua visita a outros países da sub-região da África Ocidental.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar