Fogo: Cobertura mediática da ilha Brava deve ser uma das principais missões do novo CA da RTC – Lourenço Lopes

Inicio | Sociedade
Fogo: Cobertura mediática da ilha Brava deve ser uma das principais missões do novo CA da RTC – Lourenço Lopes
22/03/24 - 03:19 pm

São Filipe, 22 Mar (Inforpress) – A cobertura mediática da ilha Brava com a colocação de um cameraman é uma das principais missões do novo conselho de administração (CA) da RTC que será empossado na próxima terça-feira, 26.

O secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro e que tutela a Comunicação Social, Lourenço Lopes, deixou esta garantia no final de uma visita de cortesia e de trabalho à delegação da RTC (Rádiotelevisão Cabo-verdiana) em São Filipe e ao espaço onde funciona a Agência Cabo-verdiana de Notícias, Inforpress.

Lourenço Lopes, que chegou hoje à ilha do Fogo para representar o Governo na X edição do festival de café do Fogo “Fogo Coffee Fest” que decorre nos Mosteiros, disse que a visita serviu para trocar algumas informações sobre aquilo que é o funcionamento da delegação da RTC que cobre a Região Fogo/Brava e a Inforpress.

Relativamente à RTC, Lourenço Lopes reconhece o trabalho que tem sido desenvolvido para garantir a divulgação do que se passa na ilha.

“Reconhecemos que há um trabalho meritório que deve ser potenciado, mas subsistem constrangimentos como necessidade de reforçar a delegação com mais recursos humanos, de pelo menos mais um jornalista, de mais equipamentos e conseguir dar maior atenção à cobertura mediática à vizinha ilha Brava”, disse.

Segundo o mesmo, uma das principais missões do novo conselho de administração da RCT é a cobertura nacional, sobretudo da ilha Brava que, no dizer do secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, tem direito a uma informação diversificada e de qualidade da parte de um órgão público de comunicação.

Quanto à agência de notícias, Lourenço Lopes também reconhece o trabalho realizado, mas defendeu a necessidade de pensar no reforço dos recursos humanos, porque, explicou, a Inforpress enquanto fonte primária deve estar lá onde os outros órgãos de comunicação não conseguem estar.

O secretário de Estado-adjunto disse que o Governo tem “grandes investimentos” na Inforpress para que ela possa estar em todos os municípios e divulgar informação dos pontos e locais mais recônditos de Cabo Verde, mas está em Portugal e nos próximos tempos nos EUA e CEDEAO.

“As promessas são para se cumprir e a Inforpress é um bom exemplo do Governo em cumprir as promessas e 95 por cento (% ) daquilo que era o caderno de encargo com os trabalhadores da Inforpress foram cumpridos, nomeadamente o PCCS, contrato de prestação de serviço noticioso, novos estatutos e site de Inforpress e a administração prepara para ter novo Plano de Negócio para 2024/27”, disse Lourenço Lopes, sublinhando que hoje vivencia um ambiente de estabilidade e confiança entre os trabalhadores da Inforpress.

“É isto que queremos também com a RTC”, referiu Lourenço Lopes, deixando uma mensagem de confiança de que na concretização dos novos desafios como formação e motivação dos profissionais para a prestação de um serviço público de rádio e televisão de excelência, além dos investimentos nos equipamentos e nos recursos humanos.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar