São Filipe, 19 Abr (Inforpress) – O torneio de abertura em Xadrez, que se realiza hoje e domingo em São Filipe, marcou a reactivação/criação da Associação Regional de Xadrez do Fogo (ARXF) que procura fortalecer a modalidade na ilha.
Durante a cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, expressou a sua satisfação por participar do evento e destacou a importância da criação e dinamização da associação local, o envolvimento das escolas para fomentar o xadrez entre os jovens e a disponibilidade da câmara municipal para estabelecer uma parceria sólida com a associação.
“A nossa intenção é colaborar na disponibilização de espaços, apoiar eventos com patrocínios e até considerar a integração de um grande torneio na semana da cidade, de 05 a 12 de Julho, como parte das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde”, disse Nuías Silva, deixando o convite à associação para preparar uma ficha do projecto para a mobilização do orçamento.
Nuías Silva anunciou o compromisso da câmara municipal em fornecer materiais necessários para a prática do xadrez e revelou planos para a abertura de dois novos centros de juventude, um em Ponta Verde (norte), com apoio de financiamento italiano, e outro em Patim, com o objectivo de dinamizar ainda mais as actividades juvenis e culturais.
O torneio contou com 16 jogadores e representou o pontapé inicial de uma série de iniciativas que visam consolidar o xadrez como prática desportiva e educativa na ilha.
O presidente da Associação Regional de Xadrez do Fogo, José Araújo, comprometeu-se a trabalhar com os membros para a elaboração de um plano de actividades e instrumentos de gestão que possam assegurar uma actuação dinâmica e estruturada da associação.
Segundo o mesmo, a ideia é usar o xadrez não apenas como desporto, mas como ferramenta de cidadania.
Já o presidente da Associação Regional de Xadrez do Sal, Sidney Spínola, mostrou-se entusiasmado por apoiar, pela segunda vez, um torneio na ilha do Fogo.
O mesmo anunciou que os três primeiros classificados receberão troféus disponibilizados pela Associação de Xadrez do Sal que vai custear a deslocação e alojamento do vencedor para participar no campeonato regional de xadrez do Sal 2025 e para o segundo classificado terá o alojamento garantido.
A competição marca um novo capítulo para o xadrez no Fogo e promete fortalecer os laços entre associações regionais, incentivar a prática do desporto entre jovens e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos, concentrados e engajados.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar