São Filipe, 01 Jul (Inforpress) – O Projecto Reforço Familiar e Protecção Infantil promove hoje uma roda de conversa com os seus parceiros e líderes associativos sobre o impacto do consumo excessivo de bebidas alcoólicas na vida pessoal e familiar.
A roda da conversa, que decorre hoje na sala de formação da Câmara de Comércio, localizada no edifício da Agência de Desenvolvimento Regional, em São Filipe, surgiu da contestação e preocupação do projecto em relação às consequências sociais e familiares do consumo abusivo do álcool.
A iniciativa é promovida em parceria com a Associação Menos Álcool Mais Vida e a Delegacia de Saúde de São Filipe, no âmbito do compromisso conjunto de sensibilizar a comunidade para os riscos e consequências do alcoolismo.
“O abuso de álcool é um problema grave que interfere de forma significativa na vida das pessoas, destruindo famílias, afetando crianças e comprometendo o desenvolvimento social”, afirmam os organizadores.
Os mesmos alertam que a realidade local reflete uma cultura “fortemente marcada pelo consumo de álcool”, presente até mesmo nas manifestações tradicionais e culturais, o que reforça a urgência da acção.
O Projeto de Reforço Familiar e Proteção Infantil é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de São Filipe e as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e atua nas comunidades de Patim, Monte Grande (sul) e Beltches (nos arredores da cidade), áreas identificadas como prioritárias devido ao elevado número de crianças em situação de monoparentalidade e à incidência significativa do alcoolismo e outros problemas sociais.
A roda de conversa pretende ser um espaço de partilha, escuta activa e construção de soluções comunitárias para um problema que afeta directamente a infância, a juventude e o tecido familiar em São Filipe.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar