Fogo: Projecto “Destino Fogo” realiza mesa técnica de ambiente para discutir estratégia para desenvolvimento sustentável

Inicio | Ambiente
Fogo: Projecto “Destino Fogo” realiza mesa técnica de ambiente para discutir estratégia para desenvolvimento sustentável
20/11/24 - 03:12 pm

São Filipe, 20 Nov (Inforpress) – O projecto de desenvolvimento ecológico e sustentável do turismo e inovação na oferta na ilha do Fogo "Destino Fogo” realizou hoje uma mesa técnica do ambiente para discutir estratégias para desenvolvimento do sector na ilha.

A mesa técnica de ambiente aconteceu na cidade de São Filipe e contou com a participação de diversas entidades parceiras do projecto “Destino Fogo” e foi coordenada pelo director executivo da Associação Projecto Vitó que trabalha na área de preservação ambiental.

A mesa técnica do ambiente foi criada como um espaço de articulação entre diferentes partes interessadas, com o objectivo de melhorar a coordenação e eficácia nas acções relacionadas ao desenvolvimento sustentável e durante a reunião de hoje três aspectos centrais foram discutidos.

Segundo o coordenador local do projecto “Destino Fogo”, José Silva Araújo, os participantes debateram a questão ligada à cogestão das áreas protegidas, nomeadamente modelos e estratégias para a gestão compartilhada das áreas protegidas da ilha com foco na conservação ambiental.

O regulamento interno da mesa técnica do ambiente e documento que define as normas de funcionamento e os papéis dos colaboradores da mesa e os desafios da implementação da Reserva da Biosfera da ilha do Fogo foram analisados no encontro.

O projecto “Destino Fogo” é liderado pela organização não-governamental italiana Cospe em parceria com a Associação Projecto Vitó, a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género, a Rede Laço Branco Cabo Verde, a Associação FG-Turismo, as Câmaras Municipais de São Filipe, dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo, e a Associação Italiana de Turismo Responsável.

O projecto “Destino Fogo” é cofinanciado pela União Europeia e visa consolidar a ilha do Fogo como um destino de turismo responsável, através da promoção de práticas sustentáveis e ecológicas, equilibrando o desenvolvimento económico com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar