Fogo: ITCV socializa novas ferramentas para impulsionar o turismo sustentável

Inicio | Economia
Fogo: ITCV socializa novas ferramentas para impulsionar o turismo sustentável
20/05/25 - 01:00 pm

São Filipe, 20 Mai (Inforpress) - O Instituto de Turismo de Cabo Verde (ITCV) socializou hoje, na cidade de São Filipe, ilha do Fogo, com operadores e instituições, dois importantes instrumentos para impulsionar e modernizar o sector turístico nacional.

Tratam-se do Decreto-Lei n.º 56-2024, que regula o regime de exploração do alojamento complementar, e a plataforma do Sistema de Gestão de Informação Turística (SIGIT).

Ao fazer o enquadramento dos dois instrumentos, a administradora do ITCV Vânia Rodrigues destacou a importância estratégica dessas iniciativas para diversificar e qualificar a oferta turística do país, colocando Cabo Verde numa rota de crescimento sustentável e inclusivo.

“Este diploma representa um marco muito importante para o sector turístico do país, em linha com a visão de um turismo sustentável, inclusivo, competitivo e justo,” afirmou Vânia Rodrigues, para quem o diploma, uma iniciativa do governo visa regulamentar o alojamento complementar, também conhecido como alojamento local, abrangendo apartamentos, casas ou quartos em ambientes urbanos e rurais que não se enquadram na categoria tradicional de empreendimentos hoteleiros.

Segundo a mesma fonte, a legislação surgiu após um estudo técnico e jurídico, com a participação de diversas entidades como câmaras municipais, operadores turísticos, o Ministério das Finanças, associações do sector e organizações não-governamentais (ONG).

Sublinhou que o objectivo é criar uma nova tipologia de turismo residencial, atrair novos segmentos de mercado e dinamizar a economia local, promovendo o combate à informalidade e a inclusão das comunidades com menor poder de investimento.

Para acompanhar os desafios do crescimento do sector, o ITCV lançou o SIGIT, uma plataforma digital inovadora que visa modernizar a gestão do turismo em Cabo Verde.

A administradora do ITCV disse que a ferramenta permite o registo de alojamentos complementares e oferece um canal directo de comunicação entre autoridades, operadores e turistas e explicou que o SIGIT está alinhado com o esforço do governo em desmaterializar processos e desburocratizar procedimentos, aproximar os utilizadores dos centros de decisão, ultrapassar os desafios que a insularidade coloca, além de tornar a governação mais eficiente.

“A plataforma digital SIGIT representa um salto qualitativo na gestão turística. Permite registar alojamentos, divulgar estatísticas e estudos do sector, e aproximar todos os intervenientes, num ambiente mais ágil e transparente”, explicou.

Como parte da implementação das novas medidas, o ITCV iniciou uma campanha nacional de socialização da nova legislação e da plataforma SIGIT e segundo a administradora, a campanha começou na cidade da Praia, em Santiago, seguiu para São Filipe (Fogo) e passará pelas ilhas de São Vicente, Sal e Santo Antão.

“O objectivo é dialogar com os operadores e as câmaras municipais para garantir que a lei seja bem compreendida e usada em prol do desenvolvimento turístico do país,” explicou Vânia Rodrigues para quem o lançamento das novas ferramentas ocorre num contexto de crescente procura pelo destino Cabo Verde, com o interesse de novos operadores aéreos e o fortalecimento da imagem do arquipélago como um destino internacional seguro, estável e acolhedor.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar