São Filipe, 05 Fev (Inforpress) – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já disponibilizou a primeira tranche para o financiamento do projecto da Cooperativa dos Pescadores Artesanais e Profissionais da Ilha do Fogo (Coopesca).
O projecto tem a duração de um ano, a contar de Outubro de 2024, e representa um financiamento no valor superior a 5.700 contos.
O presidente da Coopesca, Bruno Teixeira, disse à Inforpress que com a primeira tranche foram encomendados dois atrelados de seis e oito metros para ajudar a resolver os problemas de saída e entrada das embarcações no cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros e aquisição de equipamentos de pesca como redes, cordas e acessórios.
Com o valor, a cooperativa adquiriu a hélice do motor da embarcação que foi roubado nas imediações do cais de pesca, mas como veio sem alguns acessórios aguarda-se a chegada destes para a sua instalação e colocação na embarcação no mar, segundo Bruno Teixeira.
O projecto inclui a formação e capacitação de jovens, permitindo que aprendam a pescar e obtenham a sua cédula marítima e com esta iniciativa promover o desenvolvimento da pesca em São Filipe e na ilha do Fogo.
Para montar a formação, a Coopesca está em contacto com o Ministério do Mar e com a direcção da Escola do Mar para entrarem como parceiros na formação para navegação no alto mar, com a parte teórica e prática, para jovens com sexto e oitavo anos de escolaridade.
A direcção da Coopesca aguarda a próxima visita do ministro do Mar, Jorge Santos, para discutir a questão do cais da pesca do porto de Vale dos Cavaleiros e outras preocupações da classe de pescadores.
Fundada em 2022, a Coopesca tem como objectivo promover e desenvolver actividades pesqueiras que garantam uma pesca sustentável e não de mera sobrevivência.
A cooperativa está comprometida em investir na formação e capacitação de seus membros, com a visão de estabelecer uma infraestrutura sólida e uma equipa administrativa forte, capaz de liderar e guiar todas as actividades no sector da pesca e trazer inovação e uma nova vida ao sector a nível empresarial e social.
Hoje, os membros da Coopesca participam das actividades comemorativas do Dia Nacional do Pescador.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar