Porto Novo, 09 Ago (Inforpress) – Santo Antão poderá vir a ter um segundo parque marinho, localizado na localidade do Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, segundo a directora executiva da associação ambiental Terrimar, Silva Roque.
Esta bióloga de profissão falava no encerramento de uma formação visando a sensibilização dos pescadores do Tarrafal de Monte Trigo no âmbito da iniciativa “guardiões do mar”, financiado pelo projecto PaMar - fortalecendo a conservação marinha em Cabo Verde.
Graças a este projecto, implementado pela organização Fauna e Flora, a Terrimar tem vindo a realizar várias actividades no Tarrafal de Monte Trigo para se conhecer a biodiversidade marinha dessa região e a recolha de dados com vista à elaboração de uma proposta de criação da área marinha protegida.
A directora executiva da Terrimar confirmou que existe essa possibilidade de Tarrafal de Monte Trigo receber o parque marinho que, a concretizar-se, será o segundo em Santo Antão, depois do parque de Cruzinha, conhecido também como reserva natural, na Ribeira Grande.
Em 2024, a Câmara Municipal do Porto Novo sugeriu hoje à comunidade científica e ao Governo a criação de um parque marinho no Tarrafal de Monte Trigo, considerando que este concelho, pela dimensão da sua área costeira, merece albergar um parque marinho.
Actualmente, Santo Antão conta com quatro áreas protegidas terrestres e uma marinha, quais sejam, os parques naturais de Moroços, de Cova/Ribeira da Torre/Paul, do Topo de Coroa e o parque Natural Marinho de Cruzinha.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar