
Cidade da Praia, 25 Dez (Inforpress) – Os fiéis católicos consideram o Natal uma das celebrações mais importantes da Igreja, associando-o à fé, ao amor e à união familiar, mas manifestaram preocupação com a fraca adesão dos jovens à missa.
Ouvidos pela Inforpress a propósito da missa de celebração do Natal, que marca o nascimento de Jesus Cristo, os fiéis defenderam uma maior aproximação das novas gerações à vida religiosa.
Maria de Pina considerou o Natal uma data de grande importância por assinalar o nascimento de Jesus Cristo, referindo que participa sempre na habitual missa de celebração com a família.
Segundo esta fiel, muitos jovens optam por celebrar o Natal de outras formas, como se recorrendo às festas e afastando-se das igrejas e deixou um apelo à conversão, à união familiar e à vivência do Natal como tempo de paz e reconciliação.
Mónica Varela, frequentadora assídua da igreja, afirmou que o Natal é “uma festa familiar, de muito amor, amizade e união”, sublinhando que participa todos os anos na missa, tanto no seu bairro de residência, Craveiro Lopes, como noutras paróquias da cidade da Praia.
Apesar disso, lamentou a reduzida presença dos jovens nas celebrações religiosas.
Já para Maria Rita, o Natal é uma celebração vivida desde a infância e assume, juntamente com a Páscoa, um lugar central na fé cristã.
“Para nós cristãos, Natal e Páscoa são as celebrações mais importantes, porque representam o nascimento e a morte de Jesus Cristo”, explicou, contrapondo, no entanto, a opinião dos outros fiéis, demonstrando sinais positivos quanto à participação juvenil.
Segundo Maria Rita, tem notado muito envolvimento de crianças e jovens em actividades da Igreja, nomeadamente coros e leituras, bem como iniciativas como o Jubileu das Crianças, que, segundo disse, têm fortalecido o movimento juvenil em algumas comunidades.
Já Seomara Reis descreveu a Missa de Natal como um momento sagrado de encontro com o menino Jesus e de renovação espiritual.
“É o encontro da nossa alma com Deus”, considerou, acrescentando que procura participar todos os anos na celebração, muitas vezes em família.
Seomara Reis partilhou da preocupação em relação ao afastamento dos jovens da Igreja, defendendo que estes precisam encontrar “o verdadeiro sentido da vida”.
O Natal é comemorado anualmente no dia 25 de Dezembro e, na tradição cristã, celebra o nascimento de Jesus Cristo, uma das principais datas comemorativas do calendário.
É comum que, por ocasião do Natal, sejam construídos presépios e colocadas decorações natalinas, como a árvore de Natal.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar