“Natal é festa do encontro existencial, Deus assumiu nossa realidade humana” – D. Arlindo Furtado

Inicio | Sociedade
“Natal é festa do encontro existencial, Deus assumiu nossa realidade humana” – D. Arlindo Furtado
25/12/25 - 02:46 pm

Cidade da Praia, 25 Dez (Inforpress) – O bispo da Diocese de Santiago, cardeal Dom Arlindo Furtado, disse hoje que o Natal é “a festa do encontro existencial”, que convida os fiéis a viverem uma relação profunda com Deus como alicerce para um futuro melhor.

Na sua mensagem de Natal, minutos antes de presidir a tradicional missa na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça, na Praia, o cardeal explicou que a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o Natal, é para os cristãos mais do que uma experiência do presente, mas um novo arranque, para um futuro que depois vai conduzir para a plenitude da eternidade.

Segundo Dom Arlindo Furtado, Deus assumiu a realidade humana para elevar a humanidade à dignidade divina, reforçando que Jesus Cristo veio mostrar que “se Deus está connosco, é para permanecermos também nele, com ele e em Deus, uns com os outros”.

Embora a sociedade esteja muito focada na planificação do futuro, disse que o Natal situa os cristãos no presente, ensinando a cultivar relações humanas e espirituais de qualidade, essenciais para a construção de um futuro que conduza à plenitude da eternidade em Deus.

“Este é o Natal que tentamos celebrar, mas com sinais muito previsíveis, muito concretos, a partir do nosso círculo mais estreito, mais próximo, mais íntimo que é a família”, afirmou, acrescentando que esta esperança move os cristãos a comprometerem-se com Jesus e com os outros numa caminhada conjunta.

O responsável máximo da Diocese de Santiago realçou ainda que esta vivência do Natal deve traduzir-se em gestos concretos, começando pelo seio familiar e estendendo-se aos familiares, vizinhos, colegas de trabalho e a todos os concidadãos, numa convivência humana marcada pela partilha, solidariedade e respeito.

Para D. Arlindo Furtado, Cristo é a fonte da esperança cristã e é nele que os fiéis encontram força para assumir deveres, gerir direitos, desenvolver capacidades e partilhá-las com os outros, fortalecendo laços de comunhão e crescimento conjunto.

“Essa mesma humanidade que Cristo assumiu, nós vivemos uns com os outros numa relação humana de qualidade, porque é isso que nos torna cada vez mais parecidos com o nosso Deus”, enfatizou, asseverando que Cristo é a esperança solidária.

O bispo frisou, igualmente, que o caminhar dos cristãos é um “peregrinar na esperança”, seguindo Jesus Cristo, “o caminho, a verdade e a vida”, rumo à casa do Pai, onde aguarda a eternidade feliz prometida por Deus.

“Seguindo Jesus Cristo, nós nos vamos tornando mais humanos uns com os outros e caminhamos juntos para a casa do Pai que nos espera na eternidade feliz”, concluiu.

O Natal é comemorado anualmente no dia 25 de Dezembro e, na tradição cristã, celebra o nascimento de Jesus Cristo, uma das principais datas comemorativas do calendário.

É comum que, por ocasião do Natal, sejam construídos presépios e colocadas decorações natalinas, como a árvore de Natal.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar