Festa do Município: Santa Catarina celebra 191 anos com primeira noite de festival marcada por civismo e boa música

Inicio | Cultura
Festa do Município: Santa Catarina celebra 191 anos com primeira noite de festival marcada por civismo e boa música
22/11/25 - 10:15 am

Assomada, 22 Nov (Inforpress) – O primeiro dia do Festival Nha Santa Catarina arrancou depois das 23:00, registando, inicialmente, pouca afluência de público, mas pouco a pouco, os festivaleiros foram chegando, mas o recinto não chegou a lotar nesta noite de abertura.

O festival, inserido nas comemorações do 191.º aniversário do município de Santa Catarina, decorre nos dias 21 e 22 de Novembro, junto à antiga EMPA, em Assomada, com bilhetes vendidos a 500 escudos em pré-venda e 800 escudos na bilheteira.

A abrir a noite estiveram talentos locais de diversos géneros musicais, dando espaço à valorização da produção artística local.

Jennifer Dias foi a primeira artista oficial a subir ao palco, com um espectáculo dinâmico que misturou música e dança, acompanhada por bailarinos. No repertório, apresentou temas como “Deixam em paz”, “I Need You So” e “Roçaré”, entre outros clássicos.

À imprensa, afirmou que regressar aos palcos de Santa Catarina “foi como voltar a casa”, sublinhando o carinho do público.

O cabeça de cartaz desta primeira noite, Garry, manteve o ritmo, interpretando êxitos dos seus vários álbuns, entre eles “Bum Bum no peto”, “Sunha ku bo” e “Bambado” e seguiram-se as actuações do Denny e Mika Mendes.

Já madrugada dentro, por volta das 05:00, Trakinuz assumiu o palco, com temas como “Judite”, “Ave Maria” e “Lily”, mantendo o público animado e após descer do palco, manifestou a sua satisfação em actuar nos palcos deste município, que segundo o mesmo o viu crescer, pois, foi em Assomada que estudou o período liceal.

Depois foi a vez de Elji, cuja performance energética não deixou o recinto perder o ritmo.

Miguel KR actuou depois das 06:00, mas foi Acondize quem embalou a chegada do amanhecer com um “vibe” contagiante que colocou os presentes a dançar.

Após as 08:00, Genilson e Gaita encerraram o primeiro dia ao som do tradicional “cotxipó”, numa actuação que só não levantou “fumo de terra”, como comentaram os presentes, porque o chão era asfaltado.

Os festivaleiros atribuíram nota positiva à primeira noite, destacando o civismo, a organização e a qualidade das actuações, esperando que o ambiente de tranquilidade e animação se mantenha até ao final das comemorações.

Para hoje, o festival continua com um cartaz reforçado, incluindo Gil Semedo, Cesf, Tó Semedo, Hélio Batalha, Irina Barros, ATADjudja, Rods Wires, Bedja KP e Brou AS, além de talentos de Santa Catarina, reforçando a aposta da autarquia na promoção da cultura local.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar