Expectativas elevadas para a primeira edição do Open Volta Djeu Cabo Verde circuito nacional - organização

Inicio | Desporto
Expectativas elevadas para a primeira edição do Open Volta Djeu Cabo Verde circuito nacional - organização
03/07/25 - 01:49 pm

Cidade da Praia, 03 Jul (Inforpress) – O director do Open Volta Djeu Cabo Verde, Jandir Leite, disse hoje que a expectativa é alta especialmente não só pela sua natureza, mas também pelo contexto de celebração dos 50 anos da independência do país.

A Volta a Djeu CV, circuito nacional, está a preparar a sua primeira edição, que terá lugar no Ilhéu de Santa Maria, na cidade da Praia, no dia 06 de junho, no Ilheu de Sal Rei, Boa Vista, 07 de Julho e o ilhéu dos pássaros, São Vicente, no dia 02 de Agosto.

“Estamos bastante expectantes para esta grande prova, que é especial não só pela sua natureza, mas também pelo contexto de celebração dos 50 anos da independência do nosso país”, realçou Jandir Leite. Este evento foi alargado a mais três ilhas em 2025, e para 2026, contou a mesma fonte, o plano é expandir ainda mais, atingindo até cinco ou seis etapas a nível nacional.

Na edição de 2025, a Ilha de Santiago vai receber um número considerável de inscritos, com um total de 42 nadadores confirmado, seis dos quais estrangeiros.

Além disso, a competição vai ser disputada em diferentes categorias, com destaque para a categoria master, que representa a prova principal do evento, e a categoria de veteranos.

Para além dos atletas adultos, há uma forte participação de jovens, com a previsão de 20 a 30 crianças a competirem nas provas de natação na praia de Kebra Kanela.

A prova principal, destinada à categoria master, terá um percurso de 5,2 quilómetros. 

"Para garantir a conformidade com as normas internacionais tivemos que ajustar o percurso, uma vez que a prova deve ter no mínimo cinco quilómetros. Assim, em São Vicente, a prova terá 5,200 metros, e em Santiago, o percurso será o mesmo", explicou Jandir Leite.

A organização também está a trabalhar na realização de um fórum internacional que antecede o evento, no dia 01 de Agosto. 

Este fórum abordará temas como natação, desportos aquáticos e desportos turísticos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento destas modalidades em Cabo Verde.

O organizador revelou ainda que este ano a Red Bull internacional poderá fazer parte deste evento, pois já foi enviado o convite e agora está na fase de negociação para trazer uma grande marca mundial para os desportos em Cabo Verde, o que seria “um grande marco”.

Quanto à estrutura da competição, os nadadores competirão por prémios monetários e troféus.

“Estamos confiantes de que será um sucesso", comentou Leite, referindo que o orçamento da Volta Djêu está estimado em cerca de oito mil contos.

A segurança e as condições do mar são fatores cruciais para o sucesso do evento, e a organização está a monitorizar atentamente as condições meteorológicas.

O percurso original, que passaria por baixo da ponte de Djêu, teve que ser ajustado devido a uma corrente de norte que poderia comprometer a segurança dos atletas. 

“Decidimos adaptar o percurso, fazendo a partida da praia de Kebra Kanela, com uma viragem na baía em direção à ponta de Djêu, antes de regressar à praia de Kebra Kanela", explicou Jandir Leite.

A competição começa pontualmente às 10:00, com a partida dos 42 atletas.

A cerimónia de apresentação pública foi presidida pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.

JBR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar