
Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) nomeou, esta segunda-feira, 08, Eliane Lopes como nova directora-Geral das Artes e das Indústrias Criativas.
De acordo com o comunicado do MCIC, a nova directora tem uma sólida experiência nas áreas da comunicação, cultura e gestão.
Informou ainda, que Eliane Lopes exerceu no início da legislatura passada, as funções de directora-geral da Comunicação Social interina, acumulando responsabilidades como assessora de projectos, de comunicação social e, por um período, como assessora de imprensa.
Desde 2024, segundo a mesma fonte, Eliane Lopes tem desempenhado também funções de assessora do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, com atribuições que incluem a gestão de editais públicos, acompanhamento de missões oficiais e elaboração de relatórios.
O seu percurso profissional integra ainda experiências relevantes em instituições públicas e privadas, entre as quais o gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual, o Ministério da Indústria, Comércio e Energia, bem como colaborações nas áreas da docência universitária e da formação profissional, conforme a mesma fonte.
Detentora de um mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa, e de uma Licenciatura em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, Eliane Lopes, alia a formação académica à vasta experiência profissional, consolidando competências em gestão da comunicação, promoção cultural e desenvolvimento de projectos estratégicos.
Com esta nomeação, segundo o MCIC, reforça o compromisso desta instituição com a valorização da cultura e das indústrias criativas como "pilares de desenvolvimento sustentável" em Cabo Verde.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar