Directora do Museu da Educação pede mais engajamento dos professores no incentivo dos alunos à leitura

Inicio | Cultura
Directora do Museu da Educação pede mais engajamento dos professores no incentivo dos alunos à leitura
28/10/24 - 02:50 pm

Cidade da Praia, 28 Out (Inforpress) – A directora do Museu da Educação apelou hoje ao engajamento de toda a comunidade educativa, sobretudo dos professores, para incentivar nos alunos o gosto pela leitura, considerando que há "pouca afluência" dos mesmos à biblioteca.

Clara Marques fez o apelo na cidade da Praia após visitar o museu e proferir uma palestra sobre leitura dos livros e pesquisas, e, ainda como se faz a leitura da ficha técnica de um livro, destinada aos alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade da área das Artes do Liceu Domingos Ramos.

A iniciativa visava assinalar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, que se comemora hoje sob o lema “Bibliotecas escolares: a ligar comunidades!”.

O evento, que aconteceu no Museu da Educação, no Platô, tinha como objectivo destacar a importância da biblioteca escolar no desenvolvimento do ensino/aprendizagem, como contributo para a promoção da leitura.

Visava também, conforme a responsável do Museu da Educação, incentivar os alunos ao estudo em trabalhos de grupo nas bibliotecas para desenvolverem igualmente os conteúdos que são dados nas escolas.

“As bibliotecas escolares são espaços de muita importância para o conhecimento e desenvolvimento do ensino e aprendizagem, tanto para os alunos como também para os professores”, sublinhou Clara Marques.

A mesma chamou a atenção dos professores para procurarem mais as bibliotecas escolares e levar juntos os alunos para complementarem as informações que já têm.

Com isso, afirmou, os alunos vão ficar “mais motivados e interessados” para a aprendizagem.

Questionando sobre o impacto das novas tecnologias sobre as bibliotecas, actualmente, disse que as bibliotecas “nunca tiveram muita influência” sobre as tecnologias. 

“Mas com as tecnologias a biblioteca poderia dar um grande salto porque tudo seria melhor se houvesse também essa possibilidade de entrosar as bibliotecas sobretudo a parte física com a tecnologia”, enfatizou Clara Marques.

Marcos Alves, aluno do 11.º ano destacou a importância da biblioteca na aprendizagem e aconselhou os colegas a frequentarem mais as bibliotecas para ganharem o conhecimento.

Afirmou que frequenta poucas vezes este espaço, mas que sempre que encontra tempo procura a biblioteca para enriquecer o seu conhecimento.

Para Alexandra Alfama, aluna do 12.º ano, a biblioteca é "fundamental" para os alunos melhorarem o conhecimento, embora reconheceu que frequenta poucas vezes este espaço, mas que faz a leitura através dos livros disponíveis na Internet.

Apesar disso, recomendou aos colegas a procurarem mais a biblioteca para saírem da rotina.

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar, criado em 1999 pela International Association of School Librarianship (IASL), tem como objetivo destacar o “papel fundamental” das bibliotecas escolares no ecossistema educativo, e celebra-se na quarta segunda-feira de Outubro de cada ano.

DG/AA

Inforpress/Fim

Partilhar