Directora da Women in Tech alerta para baixa presença feminina na tecnologia e em cargos de liderança

Inicio | Sociedade
Directora da Women in Tech alerta para baixa presença feminina na tecnologia e em cargos de liderança
16/10/25 - 01:34 pm

Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – A directora da Women in Tech, Mayra Silva, alertou hoje para a baixa presença feminina no sector tecnológico, onde menos de 30% actuam e apenas 20% ocupam cargos de liderança.

O alerta foi feito durante o EmpoderaTECH – Cabo Verde International Summit, um evento promovido pela Women in Tech Cabo Verde, em parceria com a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), que reúne líderes, especialistas e representantes institucionais para debater o papel da mulher na era digital.

Segundo Mayra Silva, o evento visa empoderar mulheres, acelerar sua inclusão digital e inspirar a juventude cabo-verdiana a ocupar espaços estratégicos na tecnologia. 

“Temos menos de 30% de mulheres na tecnologia e apenas 20% em cargos de liderança. Queremos que mais mulheres ocupem posições de destaque e façam a diferença”, afirmou.

Para a presidente do conselho de administração da ARME, Leonilde dos Santos, a iniciativa reforça a importância de políticas que aliem regulação e inclusão digital.

“Assinamos um protocolo com a Women in Tech para criar acções de empoderamento, com foco na inclusão das mulheres nesta era digital. Além disso, desafios como literacia digital e infraestrutura robusta precisam ser superados para garantir equidade”, explicou.

O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, por sua vez, disse que Cabo Verde tem avançado na transformação digital com iniciativas como o Portal da Transparência e o Portal Único dos Serviços Digitais do Estado, mas ressaltou a necessidade de se fortalecer políticas de inclusão feminina. 

“A equidade exige incentivo, formação e conscientização social para aumentar a presença das mulheres nas novas tecnologias”, afirmou.

A actividade abordou temas como empoderamento feminino na era digital, a inteligência artificial como acelerador ou impeditivo da inclusão, futuro da educação tecnológica, união de gerações na era digital e transferência de riqueza e IA, criatividade e o futuro da arte.

O evento será encerrado com uma gala que vai homenagear mulheres pioneiras na tecnologia em Cabo Verde, reconhecendo suas contribuições e inspirando a próxima geração de líderes femininas no sector.

O encontro também reforça o compromisso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que busca alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas.

KA/SR//AA

Inforpress/Fim

Partilhar