Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A Universidade Jean Piaget iniciou oficialmente hoje, na Praia, o ano lectivo 2025/2026, dedicado ao jubileu dos 25 anos da instituição, com novas parcerias internacionais, reforço na investigação científica e dinamização das mobilidades académicas.
Em entrevista à Inforpress, a reitora da universidade Joanita Rodrigues sublinhou que este é “um ano especial”, assinalando o marco histórico da primeira universidade criada no país.
“Declaramos este ano lectivo como o marco do jubileu dos 25 anos da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde”, afirmou destacando o contributo da instituição na formação de quadros nacionais e na diáspora.
Segundo explicou, a universidade está a consolidar a sua oferta formativa nos níveis de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento e a reforçar os pilares essenciais do ensino, investigação e extensão universitária.
“A comunidade oferece-nos muito e, por isso, devolvemos através do conhecimento e da ciência produzida na universidade”, destacou a reitora.
Entre as principais acções para este ano lectivo, estão a intensificação de projectos de investigação em diferentes áreas e o fortalecimento do Centro de Investigação, Relações Institucionais e Formação Avançada (CIRIFA), que gere as mobilidades académicas e cooperação científica.
Joanita Rodrigues revelou que a instituição assinou, recentemente, uma carta de apoio à investigação com a Universidade das Canárias, no âmbito da cooperação africana.
A reitora destacou ainda o crescimento da mobilidade académica internacional, salientando que a universidade recebe estudantes de vários países.
“Neste momento temos um estudante italiano no curso de Psicologia e temos os nossos estudantes que estavam também em mobilidade na República Checa, em Las Palmas e em outras universidades espanholas”, referiu.
Outro ponto forte na agenda é a criação de um Centro Interuniversitário de Migrações, Género e Desenvolvimento Sustentável que visa fortalecer a investigação e o intercâmbio entre universidades da CPLP e CEDEAO.
Quanto aos desafios do ensino superior, Rodrigues reconheceu que o contexto actual é “exigente”, mas reafirmou a resiliência da instituição.
“Não olhamos os problemas como barreiras, mas como desafios que conseguimos ultrapassar com dedicação e compromisso”, frisou.
Actualmente, a Universidade Jean Piaget conta com cerca de 700 alunos matriculados, número que deverá aumentar com as renovações de matrículas ainda em curso.
KF/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar