Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) - A exposição “Os 100tenários de Cabo Verde”, do fotojornalista da Inforpress João Paulo Tavares, está hoje patente nos autocarros da empresa Sol Atlântico, na cidade da Praia, em celebração ao Dia Internacional dos Idosos.
Em declarações à Inforpress, João Paulo Tavares avançou que as obras vão estar expostas nos transportes públicos durante um período de 15 dias, permitindo que um público mais amplo tenha acesso às histórias e vivências dos centenários cabo-verdianos.
A escolha de exibir as obras nos transportes públicos visa aumentar a visibilidade da exposição, já que muitos cabo-verdianos utilizam diariamente o transporte público.
O fotojornalista acredita que essa abordagem permitirá que mais pessoas conheçam as narrativas dos centenários, integrando essas histórias ao quotidiano da população, seja durante o trajecto para o trabalho, a escola ou outras actividades diárias.
“A ideia é valorizar e partilhar o conhecimento e a vivência dos nossos centenários com todos os cabo-verdianos. A exposição é uma forma de tornar essas histórias acessíveis e inspiradoras”, comentou João Paulo Tavares.
A iniciativa integra as comemorações do Dia Internacional do Idoso, assinalado hoje, e reforça a importância de reconhecer e celebrar a contribuição das gerações mais velhas na sociedade.
A inauguração da exposição ocorreu às 16:00 e permanecerá em exibição até o dia 15.
O projecto, que contou com o financiamento do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do edital Fomento à Criação Artística Nacional 2023, já foi apresentado em diversas ilhas do arquipélago, para além de Portugal e Estados Unidos da América.
O projecto tem como objectivo preservar e eternizar as memórias de pessoas centenárias de Cabo Verde, para as gerações futuras.
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar