Ribeira Grande, 17 Out (Inforpress) – A celebração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades na Ribeira Grande, Santo Antão, é uma oportunidade de reconhecer e enaltecer a história, considerou hoje o presidente da câmara, Orlando Delgado.
“Ribeira Grande tem um historial enorme em termos do património edificado. É só vermos as grandes obras, por exemplo, as igrejas, a câmara municipal, os edifícios coloniais e a ponte de canal que mostram a sua história”, afirmou.
Orlando Delgado falava em declarações à Inforpress à margem das actividades comemorativas do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades que estão a decorrer no terreiro da cidade da Ribeira Grande.
Segundo o autarca, a história do município e da ilha vai sair mais valorizada e reconhecida a nível nacional.
Orlando Delgado reforçou dizendo que se há um município que tem história em Cabo Verde é a Ribeira Grande onde começou a história da ilha que, no seu entender, transpassa vários sectores.
“É só vermos em termos de quadros qualificados a nível de Cabo Verde da década de 70 e 80 em que a maior parte destes quadros era oriunda da Ribeira Grande, que também já foi sede da Comarca do Barlavento”, lembrou.
As comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades estão concentradas na Ribeira Grande com uma agenda cultural que culminará no dia 18, tendo como ponto alto das celebrações uma conferência sobre a história da ilha.
EL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar