Deputados do MpD visitam bairro de Jerusalém na Praia para avaliar urbanização e habitação condigna

Inicio | Política
Deputados do MpD visitam bairro de Jerusalém na Praia para avaliar urbanização e habitação condigna
03/09/25 - 02:28 pm

Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) – Os deputados do Grupo Parlamentar (GP) do Movimento para a Democracia (MpD) visitaram hoje o bairro de Jerusalém, na cidade da Praia, para se inteirarem da gestão territorial e das condições de habitação condignas da zona.

Durante a visita, o porta-voz do grupo, Luís Carlos Silva, sublinhou que a realidade em Jerusalém “é um exemplo do modo como a cidade da Praia se expande, de forma desorganizada e sem acompanhamento das infra-estruturas básicas”.

O parlamentar frisou ainda que é preciso que os serviços públicos antecipem o crescimento urbano e definam claramente as zonas de ocupação.

Destacou a relevância do projecto de regularização de terrenos, “Nha Txon, Nha Direito”, desenvolvido pelo Governo e pelo Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), sublinhando que estão a acompanhar esse processo onde já existe uma efectiva ocupação.

Para tal, acrescentou Luís Carlos Silva, a Câmara Municipal da Praia (CMP) deve dar continuidade aos trabalhos de requalificação iniciados noutros bairros e estendê-los a Jerusalém.

Apontou, igualmente, que a falta de coordenação entre as instituições públicas compromete a resolução de problemas, nomeadamente, no saneamento e na recolha de lixo, áreas em que a cidade continua, segundo afirmou, a “enfrentar sérias dificuldades”.

Por sua vez, o morador Valdimir Gomes denunciou as dificuldades diárias enfrentadas pela população.

“Não temos luz nem água”, disse, acrescentando que água, luz e estrada são necessidades básicas que continuam por resolver.

O residente lamentou ainda as consequências das chuvas, que deixam muitas famílias em situação de vulnerabilidade, a ausência de rede de saneamento, a necessidade de espaços de lazer e de escolas.

De acordo com Gomes, “tudo tem de ser feito, mas há coisas básicas que não podem faltar: água, luz e comida”.

KF/LC//HF

Inforpress/Fim

Partilhar