São Nicolau: OMCV entrega kits de auto-emprego a 46 mulheres para reforçar o empoderamento económico

Inicio | Sociedade
São Nicolau: OMCV entrega kits de auto-emprego a 46 mulheres para reforçar o empoderamento económico
21/10/25 - 10:17 pm

Ribeira Brava, 21 Out (Inforpress) – A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) procedeu hoje à entrega de kits de auto-emprego a 46 mulheres da ilha de São Nicolau.

Em declarações à Inforpress, a presidente do OMCV, Eloisa Gonçalves, explicou que a iniciativa se enquadra nos projectos “educar, empreender e empoderar”, financiado pela Cooperação Portuguesa, e “reforço das capacidades económicas e inclusão das mulheres”, apoiado pela Organização Internacional da Francofonia, através do Fundo Francofonia Vecchia.

Conforme a mesma, numa primeira fase as 46 mulheres foram contempladas com a formação e capacitação, com enfoque na gestão de pequenos negócios e na educação financeira, destacando que muitas já têm uma actividade iniciada, mas faltam-lhes ferramentas e materiais para dar o salto e tornar os seus negócios sustentáveis.

De acordo com a responsável, a entrega dos kits, compostos por equipamentos e matérias primas, marca a segunda parte do projecto, seguindo-se uma nova etapa de acompanhamento e monitorização das beneficiárias, de modo a garantir a sustentabilidade dos negócios e a melhoria das condições de vida das famílias.

“O empoderamento económico é a base para outros tipos de empoderamento. Quando uma mulher tem autonomia financeira, é mais fácil sair de situações de dependência ou de violência. Nós não damos empoderamento a ninguém, oferecemos ferramentas para que cada uma trilhe o seu próprio caminho”, frisou.

A presidente do OMCV destacou ainda o papel das Câmaras Municipais da Ribeira Brava e do Tarrafal de São Nicolau, parceiras locais do projecto e manifestou o desejo de dar continuidade às acções de formação e acompanhamento técnico.

Eloisa Gonçalves destacou ainda que a organização irá continuar a apoiar as mulheres com reforço de capacidades, assistência técnica e acompanhamento próximo, para que os resultados sejam “duradouros e com verdadeiro impacto social”.

Para os próximos meses, a OMCV prevê lançar novas acções de formação e capacitação em diferentes áreas, envolvendo formadores locais e dando continuidade ao trabalho de promoção da autonomia e valorização das mulheres de São Nicolau.

Ana Paula Cabral, uma das beneficiárias, por sua vez, destacou a importância da formação e dos kits recebidos, salientando a importância de projectos do tipo para ajudar mulheres “chefes de família” a melhorarem o seu rendimento e ter o seu auto-sustento.

WM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar