Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) – A coordenadora nacional da Educação Pré-Escolar, Alcinda Andrade, reconheceu hoje, na cidade da Praia, que a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) continua a ser “um grande desafio” no pré-escolar cabo-verdiano.
Esta consideração foi feita em declarações à Inforpress, à margem do encerramento da formação na área da produção de materiais lúdicos, educativos e funcionais destinada às coordenadoras concelhias da Educação Pré-Escolar, a partir de materiais reciclados.
Na ocasião, Alcinda Andrade apontou a falta de formação específica de muitos profissionais e a inadequação dos espaços educativos como principais constrangimentos.
“É preciso mais capacitação para que os educadores não só acolham, mas também façam a integração destas crianças, garantindo uma educação inclusiva”, frisou, acrescentando que nem todos os jardins de infância estão preparados para receber crianças com diferentes especificidades.
Segundo a responsável, outro desafio passa pela sensibilidade dos proprietários dos jardins privados e das câmaras municipais para adaptar os espaços de forma a garantir acessibilidade e condições adequadas.
Ainda assim, sublinhou que existe uma crescente consciência, entre os profissionais, da importância de uma educação inclusiva e de garantir o direito das crianças com NEE à educação pré-escolar.
DV/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar