Lisboa, 12 Set (Inforpress) – O livro “Amílcar Cabral: Um outro olhar”, de Daniel dos Santos, é de leitura obrigatória e é incontornável na biografia sobre de Amílcar Cabral, que se estivesse vivo completaria hoje 101 anos, defendeu hoje o apresentador Álvaro Nóbrega.
O professor universitário português fez esta consideração à Inforpress antes de presidir à apresentação da obra, que teve lugar no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Lisboa (Portugal).
“’Amílcar Cabral: Um outro olhar’ é um livro de leitura obrigatória e é incontornável na biografia sobre Amílcar Cabral. Não é um livro fácil de ignorar e esquecer, porque trata assuntos muitos sérios e tem uma reflexão profunda”, declarou o apresentador.
Destacou o trabalho de investigação “muito apurado” e ainda o facto de o autor, com formação em Ciência Política, ter usado as teorias, conceitos e autores da Ciência Política, dando um “grande contributo” nesta área.
Por tudo isso, disse não ter dúvidas de que este livro é de referência e, após estar disponível, deverá ser consultado e divulgado, para poder suscitar debates à volta da vida, obra e pensamentos deste líder africano.
Também em declarações à Inforpress, o autor do livro Daniel dos Santos mostrou a sua satisfação por estar a lançar esta obra projectada, propositadamente, para ser lançada no dia em que, se Amílcar Cabral estivesse vivo, completaria 101 anos.
Sobre o livro, o também jornalista, professor universitário e politólogo disse que o mesmo faz jus à dimensão do homem e objecto de investigação que é Amílcar Cabral.
O livro, segundo ele, trata da vida de Amílcar Cabral desde o nascimento, 12 de Setembro de 1924, até a sua morte, 20 de Janeiro de 1973, onde procurou sempre ser o mais objectivo e fiel possível às linhas de investigação que um investigador traça.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar