Central de Armazenamento de Energia da ilha de Santiago traz novas oportunidades de desenvolvimento económico e social – diz ministro

Inicio | Economia
Central de Armazenamento de Energia da ilha de Santiago traz novas oportunidades de desenvolvimento económico e social – diz ministro
06/11/25 - 01:39 pm

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – O ministro da Energia disse hoje que o projecto da Central de Armazenamento de Energia por Bombagem Hídrica da ilha de Santiago vai impactar a vida das pessoas nas comunidades, trazendo novas oportunidades de desenvolvimento económico e social.

Alexandre Monteiro falava à margem do workshop de socialização do estudo de impacto ambiental e social (EIAS) do projecto da central de armazenamento de energia por bombagem hídrica da ilha de Santiago, que decorre no Centro Cultural da Cidade Velha, no Município da Ribeira Grande de Santiago.

Esta central, que está na fase de adjudicação, vai ser implementada na zona de Chã Gonçalves, na Ribeira Grande de Santiago, previsto para estar pronta e em funcionamento no início de 2029. 

Trata-se de um investimento de 79 milhões de euros, no âmbito da iniciativa Global Gateway da União Europeia e apoio da Cooperação Luxemburguesa.

O governante realçou a importância deste investimento para a ilha de Santiago, sublinhando que é uma infra-estrutura estruturante para o futuro energético do país, baseado na sustentabilidade e na independência energética.

O mesmo irá criar emprego, directo e indirecto, durante as fases de construção e operação, gerando novas oportunidades para trabalhadores e empresas locais.

"Este projecto vai dinamizar as actividades económicas na ilha de Santiago e no município da Ribeira Grande de Santiago", perspectivou o governante, acrescentando que em relação ao impacto económico, este investimento tem uma contribuição social directa, sobretudo, na disponibilização de água às comunidades vizinhas.

Alexandre Monteiro considerou que este investimento é “essencial” para reforçar a segurança e a independência energética nesta ilha e que irá aumentar “significativamente” a capacidade instalada, com potência de 20 MWh e 180 MWh de capacidade de armazenamento.

Conforme observou, isso vai ajudar na eliminação das intermitências das fontes renováveis nesta ilha e, assim, garantir a continuidade e a estabilidade do fornecimento de energia eléctrica mesmo nos períodos em que não há vento e nem sol.

"Com esta infra-estrutura, Cabo Verde também está a dar um passo decisivo para alcançar mais de 50 por cento (%) de penetração de energias renováveis até 2030”, realçou o ministro que tutela, também, a pasta da Indústria e Comércio.

Para além desses impactos positivos, o ministro da Indústria e Comércio Energia adiantou que este estudo ambiental permite levantar todos os impactos negativos que esta infra-estrutura traz a nível ambiental, incluindo os ruídos e poeiras, entre outros eventuais impactos que permitem que se tome medidas durante a execução do projecto, de modo a mitigar, também, esses impactos.

A implementação deste projecto enquadra-se no Plano Director do Sector Eléctrico 2018-2040. 

Trata-se de uma infra-estrutura estratégica que permitirá ao país passar a produzir mais electricidade a partir de fontes renováveis, sol e vento, do que a partir de combustíveis fósseis.

Com esta iniciativa, o Governo estará a reforçar o compromisso com as boas práticas na concepção e na implementação de grandes projectos de infra-estruturas energéticas.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar