CEDEAO: “Vai ser possível a linha marítima Dakar- Praia” – director de Infra-estruturas

Inicio | Cooperação
CEDEAO: “Vai ser possível a linha marítima Dakar- Praia”  – director de Infra-estruturas
09/08/24 - 07:23 pm

Cidade da Praia, 09 Ago (Inforpress) – O director das Infra-estruturas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Chris Appiah, garantiu hoje, na cidade da Praia, que vai ser possível criar a linha marítima Dakar- Praia.

Chris Appiah deu esta garantia à imprensa, no final do ateliê de validação técnica para a formulação de relatórios preliminares sobre serviços de transporte marítimo entre Praia e Dakar.

“Com a reunião de três dias que tivemos, participantes de oito países ao longo do corredor da Praia-Dakar-Abidjan foram convencidos que, a partir do relatório de visibilidade que nós vimos, a linha de embarcação Praia-Dakar é uma possibilidade”, asseverou.

Durante a reunião, avançou o director das Infra-estruturas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), foramexaminadas duas opções: optar pela embarcação completa, ou fazer uma mistura de passageiros e carregamento.

E todos os consultores, segundo Chris Appiah, concordaram que se deve olhar para uma combinação das duas e enriquecer o movimento livre de pessoas, abrindo linhas de embarcação com uma opção de transporte mais barata para os cidadãos que querem viajar e fazer negócio com o resto da CEDEAO.

Cidadãos dos outros países da CEDEAO vão ter também uma opção mais barata para viajar para Cabo Verde e explorar as oportunidades que tem aqui, especialmente em turismo e energia.

“A nível da CEDEAO temos um programa muito grande para estabelecer um parque industrial de energia em Cape Verde, e nós estamos olhando para a energia renovável, energia do vento e solar”, sublinhou Chris Appiah.

Para alimentar essa grande indústria, essa linha de embarcação é justificada para ligar Cabo Verde e o resto da África do Norte.

 A ligação marítima da Praia a Dakar, uma vez operacional, espera-se que se torne uma conexão crucial no corredor Praia-Dakar-Abidjan-Lagos, que actualmente movimenta mais de 80 % do comércio e trocas económicas na região e tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento económico da região da CEDEAO.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar