Espargos, 09 Fev (Inforpress) - Carnavalescos de “palmo e meio”, de diferentes jardins infantis e escolas, na ilha do Sal, deram hoje o pontapé de saída à festa do Carnaval, este ano assinalado no dia 13, abrilhantado as ruas da Preguiça com animação.
A criançada dos jardins e escolas na ilha do Sal, trajados à maneira, exteriorizam a sua alegria, festejando o Entrudo ao som de muita música e batucada, sob o olhar de muitos curiosos, antecipando aquele que será o espírito do Carnaval salense.
Entretanto, no dia 13, Dia do Carnaval, espera-se muita folia, batucada cor e alegria com a competição entre os rivais carnavalescos Gaviões e Patchê Parloa, tidos como dois grandes grupos oficiais do Carnaval, na ilha.
No ano passado fundiram-se num desfile único, tendo em conta o contexto de crise, mas este ano cada um vai trabalhar por si só, entrando na habitual competição.
Para além destes, o Carnaval na ilha turística vai contar com os habituais grupos de animação, nomeadamente Maravilhas do Universo, da Palmeira, Criola África e Pedra de Lume, que faz estreia este ano, também o grupo carnavalesco de Santa Maria que apenas desfila na cidade turística.
Desde 2018, o grupo Patchê Parloa vem revalidando o título como melhor agremiação carnavalesca na ilha do Sal, tendo no Carnaval 2019 conquistado a maioria dos prémios, levado o troféu e cheque de 300 mil escudos.
No Carnaval de 2019, Patchê Parloa ganhou os reinados, rei e rainha, melhor porta-bandeira, mestre-sala, classificando-se no primeiro lugar com 1667 pontos.
Na altura, Gaviões arrecadou os prémios de melhor carro alegórico, melhor música e Rainha de Bateria, ficando, desta feita, na segunda posição com 1467 pontos.
SC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar