Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O antigo primeiro-ministro de Cabo Verde Carlos Veiga destacou hoje o “orgulho de ser cabo-verdiano” e apelou à continuidade do progresso no país, por ocasião das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
"É com muito orgulho, muito orgulho de ser cabo-verdiano e muita vontade de que continuemos nessa mesma via, e que consigamos, nos próximos 50 anos, pelo menos, ter já um Cabo Verde muito diferente, para melhor", afirmou Veiga, salientando a importância de garantir que o povo cabo-verdiano possa viver bem e com todas as condições.
O ex-chefe do governo reiterou que as várias intervenções durante a sessão solene comemorativa dos 50 ano da independência nacional partilharam um sentimento comum de "orgulho".
"Houve uma grande resiliência do povo cabo-verdiano. Mas conseguimos alcançar, com toda a nossa resiliência, com todo o nosso trabalho, com toda a nossa humildade, fazer coisas em Cabo Verde, melhorar a vida do povo cabo-verdiano e colocar Cabo Verde muito bem no plano internacional", concluiu.
No dia 04 de Julho de 1975, os 56 deputados eleitos a 30 de Junho, representando os 24 círculos eleitorais do país, reuniram-se pelas 16:30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia.
Nessa sessão, além do texto da proclamação da República de Cabo Verde, foi aprovada, por unanimidade, a Lei da Organização Política do Estado (LOPE) que atribuiu a Amílcar Cabral o título de Fundador da Nacionalidade.
A Independência Nacional foi proclamada no dia 05 de Julho de 1975 pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.
JBR/CP
Inforpress/Fim
Partager