Candidatas a Miss Cabo Verde Internacional recebem formação sobre Violência Baseada no Género

Inicio | Sociedade
Candidatas a Miss Cabo Verde Internacional recebem formação sobre Violência Baseada no Género
16/07/24 - 02:27 pm

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) - A Fundação Religiosa para a Saúde (FRS) realiza, a partir de hoje, uma formação de três dias com as 22 candidatas a Miss Cabo Verde Internacional, sobre a Violência Baseada no Género (VBG).

Esta acção de formação enquadra-se no projecto “Melhor acesso a recursos e cuidados de qualidade para mulheres e meninas vítimas de VBG no Fogo, Santo Antão e Santiago” executado pela Fundação Religiosa para a Saúde, Irmãos Capuchinhos e Cáritas do Porto Novo.

O projecto visa contribuir para o "término" da Violência Baseada no Género em Cabo Verde, com a realização de actividades de sensibilização que abrangem o país e a diáspora.

Neste caso, explicou a coordenadora da Fundação Religiosa para Saúde, Victoria Soeane, que durante três dias vão estar a capacitar as 22 candidatas no sentido de estarem preparadas para defender a causa e dar resposta à problemática no país e na diáspora.

“Abordamos a questão da violência no geral, mas com foco na família e depois vamos analisar a legislação sobre a VBG no país, com o apoio do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG)”, disse a coordenadora do projecto.

Quanto à implementação do projecto “Melhor acesso a recursos e cuidados de qualidade para mulheres e meninas vítimas de VBG no Fogo, Santo Antão e Santiago”, Victoria Soeane disse que se iniciou em Março de 2023 e vai finalizar em Fevereiro de 2025.

“O alcance tem sido positivo, temos dado formação aos técnicos que estão na linha da frente de atendimento às vítimas de VBG, por exemplo Procuradorias, Polícia, Bombeiros, assistentes sociais e temos trabalhado também com os liceus, universidades e centros de formação profissional”, elencou esta mesma fonte.

Victoria Soeane apontou que a mensagem tem chegado às pessoas, com respostas positivas de meninas e rapazes com “percepções” sobre os tipos de Violência Baseada no Género.

O projecto conta com o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), no valor de 475.000 mil euros (cerca de 52 mil contos).

OS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar